Você sabia que existem alguns agrotóxicos que permanecem por gerações em nosso organismo? Eles são capazes de passar da mãe para o filho através da placenta. Um dado ruim é que o Brasil é campeão mundial no uso de agrotóxicos, com um consumo de cerca de 1 milhão de toneladas/ano. O efeito disso é que alguns tipos de agrotóxicos vão se acumulando no organismo e prejudicando a saúde.
Sabendo disso, uma solução para melhorar a nossa qualidade de vida é investir na ingestão de vegetais sem o uso de produtos químicos sintéticos. Mas, não é qualquer hortinha por aí que pode produzir o vegetal totalmente livre de agrotóxicos. O diretor técnico da Associação de Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região (Aproar), Álvaro Gonçalo, explica que para certificar uma produção orgânica é preciso assegurar a qualidade e segurança dos alimentos. “Existem duas maneiras do produtor rural obter a certificação, uma por auditoria que permite a venda nos supermercados e a outra por certificação participativa, que permite a comercialização somente nas feiras livres”, disse.
A Aproar conta hoje com mais de 20 associados e é a responsável pela Feira de Produtos Agroecológicos de Anápolis, onde participam cerca de 12 produtores comercializando hortaliças em geral, tomates, açúcar mascavo, rapadura, banana, mamão, temperos, ovos e até cosméticos orgânicos.
Pesquisas comprovam que os alimentos orgânicos chegam a custar até 30% a mais do que os convencionais. Para Álvaro, isso se justifica principalmente devido a escassez de mão de obra e seu alto custo. “Na horta agroecológica são utilizados insumos de origem animal ou vegetal, ou seja, eles são produzidos dentro das propriedades rurais. Isso encarece os alimentos”, afirmou.
Segundo dados da Aproar, os orgânicos vendidos na feira agroecológica da associação custam no bolso do consumidor pouco mais do que os de supermercados e, às vezes, chegam a ser até mais baratos. Isso por que a venda é feita sem intermediários; do produtor direto para o consumidor final.
Mas, onde encontrar esses alimentos orgânicos aqui em Anápolis? O Viva pesquisou e separou pra você uma lista com alguns locais/fornecedores que comercializam esses alimentos, veja só:
Feira de Produtos Agroecológicos de Anápolis (Feagro)
Data: Terças-feiras
Horário: 16h30 às 20 horas
Local: Parque Ambiental Ipiranga – Jundiaí
Mais informações: (62) 3902-1242
Feira de Produtos Agroecológicos (Anashopping)
Data: Sexta-feiras
Horário: 16h às 18 horas
Local: Anashopping – Av. Universitária, 2221 – Maracanã
Loja Vida Verde
Local: Rua Pereira Lago, Jundiaí (galeria ao lado do Sesc).
Contato: (62) 3701-3930
Hortaliças Limpas (produtor rural)
Contato: (62) 9133-2301
Orgânicos Bonfim (produtor rural)
Contato: (62) 9312-0410