Adicione o texto do seu título aqui

Onda de frio chega ao Brasil em breve; veja a previsão

O mês de abril terá os primeiros dias mais frios de outono em quase todo o Brasil, com chance de geada no Sul e temperatura abaixo da média no Sudeste. Os modelos apontam que uma forte massa de ar frio deve chegar ao país nas próximas semanas, encerrando um longo período de calor.

Quando o frio começa?

  • Os modelos indicam que a primeira massa de ar frio chega ao Brasil neste final de semana, mas atuará apenas na região Sul. O frio ainda será passageiro, com mínimas abaixo de 5°C e possibilidade de geadas.
  • A segunda onda de frio será mais intensa e terá força para avançar por grande parte do país, indicam as previsões.
  • O frio chega com mais força na segunda e terceira semana de abril, ou seja, a partir do dia 10. A temperatura despenca primeiro no Sul e depois no Sudeste entre os dias 14 e 15 de abril.
  • Também há possibilidade de geada na Serra da Mantiqueira.

Ainda no dia 15, uma segunda massa de ar frio também intensa chega ao país, com potencial para derrubar as temperaturas no Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, a temperatura pode não passar de 10°C em cidades como Canela e Gramado.

Quais estados afetados pela onda de frio?

frio

Um dos modelos que reforça os sinais de frente fria na segunda quinzena de abril é o ECMWF. Segundo a previsão, a temperatura deve ficar abaixo da média nos seguintes estados: Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A massa de ar frio também pode chegar ao Nordeste e Norte do país. No entanto, ainda não é certo que o sistema terá força para avançar além do Centro-Sul do Brasil. Para o Nordeste, há probabilidade de nebulosidade e redução nas temperaturas por volta do dia 15 de Abril.

Vale destacar que a previsão pode mudar nos próximos dias. O frio pode chegar mais cedo ou mais tarde, ou ainda perder força. As informações são do Tempo.com.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também