Quem são os medalhistas do Brasil nas Olimpíadas até aqui?

Atleta Brasileiro de Judô, William Lima, mostrando a medalha de prata conquistada nas Olimpíadas 2024

As primeiras medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris surgiram no último final de semana, ainda sem o lugar mais alto do pódio. As conquistas vieram nas categorias skate street feminino e no judô. A skatista Rayssa Leal, de apenas 16 anos, levou um bronze, enquanto os judocas Willian Lima e Larissa Pimenta ganharam uma prata e um bronze, respectivamente. A ferramenta Quem é Quem, criada pelo GLOBO para apresentar um perfil de todos os atletas brasileiros na Olimpíada, descreve informações básicas sobre cada um, mas também com curiosidades sobre suas vidas. Veja informações dos medalhistas:

Willian Lima – Judô

Pai do Dom, Willian, natural de Mogi das Cruzes, é mais um estreante da delegação brasileira. O atleta começou no judô por acaso, pois o primeiro esporte escolhido foi a natação. O projeto social do qual Willian fazia parte, no entanto, só permitia que ele praticasse natação depois de uma determinada idade e altura. O jovem escolheu o judô até ter idade para cair nas piscinas, algo que nunca aconteceu. Willian foi campeão mundial militar em 2021 e medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2023.

Pelo Quem é Quem, Willian, de 24 anos, foi eleito como promessa para 2028, mas surpreendeu logo em Paris com a conquista de uma prata na sua categoria.

Larissa Pimenta – Judô

Larissa tinha apenas oito anos quando começou a aprender os primeiros golpes na Escola Estadual Antonio Luiz Barreiros, em São Vicente. Foi influenciada pelos irmãos mais velhos, Geovany e Jenifer, que praticavam o esporte. Com a visibilidade na carreira, ela ficou famosa em sua cidade, e uma camisa da seleção com seu autógrafo chegou a se tornar motivo de disputa entre as crianças locais durante um sorteio. Para o futuro, ela pretende criar um projeto social para ensinar judô no lugar onde nasceu.

Ela estava sendo classificada apenas como “vai competir” pelo GLOBO. No entanto, saiu com uma medalha de bronze na disputa do judô feminino.

Rayssa Leal – Skate street

Rayssa Mendes Leal ficou famosa aos sete anos, quando um vídeo em que aparecia andando de skate vestida de Sininho, personagem do conto do Peter Pan, viralizou na internet. Dali herdou o apelido de Fadinha. Ela começou a praticar o esporte por influência de um amigo do pai. Hoje é um dos maiores talentos da nova geração de skatistas brasileiros.

Em Tóquio, consagrou-se no cenário internacional ao conquistar a medalha de prata aos 13 anos. Fadinha também conquistou duas etapas da SLS e um Campeonato Mundial, em 2022.

Dessa vez, em Paris, Rayssa conquistou uma medalha de bronze após uma reviravolta em sua categoria. Na etapa de corridas, ela não foi tão bem e terminou em quinto lugar.
FONTE: O Globo

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro