Depois de tanto esperar, finalmente o anapolino pôde ver nessa semana o início das obras do Plano de Mobilidade Urbana. Após a fase inicial, de análise de projetos e medições, começaram as intervenções com a retirada dos canteiros centrais da avenida Brasil. Essa etapa marca o início da parte estrutural para a implantação dos seis grandes corredores para o transporte público e a construção de dois viadutos. Essa primeira etapa tem prazo previsto para o primeiro semestre de 2016.
O que se espera com essas obras é que a população tenha um transporte público ágil e de qualidade, além de intervenções que facilitem a vida dos condutores, ciclistas e pedestres. Quanto aos transtornos, a Prefeitura de Anápolis afirma que vai trabalhar para garantir que sejam os menores possíveis. As obras serão realizadas de forma parcial. O trânsito não será bloqueado durante as obras e na avenida Brasil, por exemplo, a quantidade de faixas de rolamento permite realizar interdições simples que não inutilizarão o uso da via.
O objetivo com o Plano é reduzir, consideravelmente, o tempo em que os cidadãos levam em seus deslocamentos diários.
Sobre o Plamob
O Plano de Mobilidade Urbana (Plamob) é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Anápolis com o governo federal, com recursos do PAC 2 – Mobilidade Médias Cidades. No contrato, assinado entre o município e o Ministério das Cidades, via Caixa, serão aplicados mais de R$ 74 milhões na construção dos 47 quilômetros de corredores exclusivos e preferenciais para o transporte coletivo.
Devido à sua grandiosidade, o projeto será executado em etapas e a primeira delas será a construção dos dois primeiros corredores ao longo da Avenida Brasil em seu eixo Norte – Sul, que compreende, também, a construção dos dois grandes viadutos que vão ser instalados nos cruzamentos das avenidas Brasil e Goiás e rua Barão do Rio Branco e também no cruzamento da avenida Brasil como a rua Amazílio Lino. As demais fases compreendem na implantação de corredores nas avenidas Pedro Ludovico, Presidente Kennedy, Fernando Costa, São Francisco e JK.
Fonte: Viva Anápolis com informações da Secom/Prefeitura de Anápolis