Conheça o novo submarino que deve ser usado para visitar o Titanic

Dois empresários norte americanos, um canadense e um estadunidense, anunciaram que pretendem lançar um novo submarino para mergulho profundo. Será uma produção da empresa Triton Submarine, que atua há anos na produção de submersíveis “personalizados para expedições de pesquisa e observação”.

O canadense Patrick Lahey é cofundador e presidente da Triton Submarines. Ele vai fazer o submarino a pedido do magnata Larry Connor, de Ohio, nos Estados Unidos. Connor, por sua vez, é fundador do Connor Group, uma empresa do ramo financeiro que opera uma carteira de R$ 26 bilhões.

Se trata de um projeto bilionário, mesmo que ainda não tenham divulgado o custo. De acordo com os empresários, incluindo tecnologia e engenharia naval de ponta. E prometeram um final diferente do desastre do ano passado.

Na ocasião anterior, cinco pessoas morreram dentro do submarino que implodiu. Os resultados da expedição geraram comoção internacional enquanto ainda buscavam por sinais das vítimas desaparecidas.

Eles prometem que o novo projeto levará as pessoas seguras em expedições até o Titanic. Os destroços do navio mais famoso do cinema ficam no fundo do Oceano Atlântico, a aproximadamente 4 mil metros de profundidade.

Triton Submarine

A empresa se posiciona como uma especialista que se orgulha de alguns recordes e marcos históricos, como por exemplo: em 2018, conseguiram realizar o que era o mais profundo mergulho no Oceano Atlântico até aquele momento, quando alcançaram 8,3 mil metros.

Depois disso, em 2019, um dos submarinos da empresa fez o mais profundo mergulho da história, alcançando 10,9 mil metros abaixo da água. Além disso, no mesmo ano, foram os primeiros a conseguir imagens em alta resolução dos destroços do Titanic.

O novo modelo é baseado no Triton 4000/2 Abyssal Explorer, uma versão anterior do projeto, já é licenciado para uso comercial e alcança os 4 mil metros de profundidade. Será um veículo conduzido por joystick, com casco de acrílico e aproximadamente 12 toneladas. Em homenagem ao acidente do ano passado, o novo modelo deve se chamar “The Explorer – Return to the Titanic”.

De acordo com a Triton, o submarino tem 4,45 metros de cumprimento e 2,75 de largura. O casco de acrílico, somado às câmeras acopladas, deve prover 320º de visão do oceano. Estima-se que ele será capaz de afundar ou submergir até 4 mil metros em menos de duas horas. E a bateria deve durar por até 12 horas. A previsão é que esse projeto fique pronto em 2026.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro