Em decreto, a governadora de Nova York, Kathy Hochu, anunciou Estado de Emergência a fim de evitar a disseminação da nova cepa do coronavírus detectada na África do Sul, a ômicron.
Ainda não foram confirmados casos da nova cepa no estado. No entanto, houve aumento nas hospitalizações. E segundo o documento assinado pela governadora, o volume de internações de pacientes com Covid ultrapassou 300 por dia.
De acordo com a infectologista Ana Germoglio, ainda não é possível saber o quanto a nova cepa é perigosa. “O que sabemos é que tem várias mutações, o que a torna uma variante de preocupação. Claro, os países precisam investir em testagem e sequenciamento genético para identificar precocemente sua chegada. Tomar todas as medidas necessárias. Mas, até então, aguardamos a resposta da ciência que vai nos dizer a transmissibilidade dessa variante e a resposta das vacinas frente a ela”, explica a especialista.
Ela ainda ressalta que “Máscara, distanciamento, ventilação natural ainda continuam funcionando para qualquer variante; e a vacinação mundial célere é fundamental e necessária”, afirma Germoglio.
Fonte: Guia Curta Mais