Acontece nesta quarta-feira, 20, no Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho, a abertura da mostra fotográfica Hoje tem Espetáculo: um olhar sobre a arte circense regional, e da exposição 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. As duas atividades integram programação que tem continuidade nos dias 21 e 22, com a realização de visitas escolares monitoradas nos períodos matutino e vespertino, e de palestras, à noite. São ações organizadas em comemoração à Semana de Museus, que alcança sua décima terceira edição, explica o secretário municipal de Cultura, Augusto César de Almeida. Os participantes vão ganhar certificado válido como horas extracurriculares.
O Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho tem como objetivo divulgar as pesquisas que são feitas sobre a história da cidade, levando ao município informações sobre o seu passado. A realização desse evento visa chamar a comunidade para dentro do museu, comunidade essa que é parte integrante do próprio museu.
Para este ano, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) definiu como tema Museus para uma sociedade sustentável. O tema escolhido pelo Museu Histórico relacionando-se com o do Ibram é Sustentabilidade em Museus: as diversas abordagens patrimoniais, com debates e trocas de conhecimento nas áreas do patrimônio, sustentabilidade, memória, história, cinema, circo e outros. Durante os três dias serão realizadas, nos períodos matutino e vespertino, ações educativas interativas com o público visitante, em especial o público escolar, com o desenvolvimento de um jogo de memória sobre o Museu.
No dia 21, às 19h, iniciam-se as atividades noturnas com uma fala de abertura do secretário municipal de Cultura, Augusto César de Almeida. Em seguida, o circuito de palestras começa Memória como Patrimônio Histórico, do professor de história e filosofia Ronaldo Pinto Monteiro. Na sequência, o ex-diretor do Museu Histórico, Jairo Alves Leite, fala sobre Criação do museu dos imigrantes do Estado de Goiás e Museu da Ordem dos Frades Franciscano da província do santíssimo nome.
No dia 22, a programação noturna começa com uma apresentação de trailer do documentário Entre o Gramofone e a Grande Tela: Cinema X Sala de Exibição de Cinema em Anápolis (1920 – 1980), do cineasta Carlos César dos Santos. O palestrante Rildo Bento de Souza, professor do Curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás apresenta o trabalho Museus-Casa: a construção da memória e a criação de mitos. O assessor de cultura do Sesc Anápolis, Luiz Sérgio Fragelli Castanheira faz abordagem sobre Sustentabilidade e Bens Culturais, e Luiz Eduardo Rosa trata do tema Museu, cineclube e ocupação.
Fonte: Prefeitura de Anápolis