Adolescente de 14 anos morre após cirurgia de silicone secreta

cirurgia-adolescente-morte-reproducao_widexl

Uma adolescente de 14 anos morreu em Durango, no México, depois de complicações causadas por uma cirurgia plástica para implante de próteses de silicone. Além disso, a família confirmou que o pai não sabia do procedimento e, consequentemente, denunciou o caso às autoridades. Assim, o caso ganhou repercussão imediata na região e chamou atenção para os riscos de cirurgias estéticas em menores de idade.

Pai enganado sobre viagem

Carlos Arellano, pai da jovem, contou que apenas a mãe, identificada como Paloma N., e o médico responsável, Víctor N., tinham conhecimento da operação. No dia anterior à cirurgia, a mãe disse ao pai que viajaria com a filha para a serra, porque a adolescente havia testado positivo para Covid-19. No entanto, poucos dias depois, ela informou que a jovem estava hospitalizada em estado grave. Por isso, Carlos começou a suspeitar que algo não estava certo.

Complicações durante a cirurgia

Durante o procedimento, Paloma Nicole Arellano Escobedo apresentou complicações graves. Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e uma inflamação no cérebro, foi entubada e induzida ao coma. Consequentemente, a equipe médica precisou manter a adolescente internada por uma semana, mas, infelizmente, ela não resistiu e morreu no sábado, 20 de setembro. Além disso, familiares e amigos ficaram chocados com a rapidez da evolução do quadro clínico.

Denúncia de acobertamento

Carlos contou em entrevista ao jornal El Sol de México que acreditava na versão da mãe sobre a Covid-19. Entretanto, depois da morte da filha, descobriu que a situação era bem diferente. Ele acusou o hospital, a mãe e o médico de tentarem ocultar a causa da morte. Além disso, segundo ele, a certidão de óbito registrou falsamente “doença” como motivo, numa tentativa de encobrir a verdade. “Eles nos entregaram o documento imediatamente. Não sei como conseguiram tão rápido”, declarou.

Pedido de investigação

Após o funeral, Carlos registrou queixa na promotoria estadual e exigiu investigação completa. Ele pediu que todos os envolvidos fossem responsabilizados e acompanhou o caso de perto. Assim, ele reforçou: “Exijo que todos os responsáveis sejam investigados”. Consequentemente, o caso continua repercutindo no México e levanta discussões sobre segurança em cirurgias estéticas para adolescentes, bem como sobre transparência e responsabilidade médica.

Fonte: Redação

Leia também: Morador de Anápolis morre em grave acidente na BR-242

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro