A disposição de Dona Maria Leite nem de longe denuncia a idade avançada. Aos 93 anos, ela foi destaque nas redes sociais depois de ser fotografada por uma pessoa limpando com uma enxada a frente da casa onde mora. Neste Dia Internacional da Mulher, ela é um exemplo de superação.
A imagem chamou a atenção dos internautas pelo fato dela ser idosa. Mas dona Maria diz que não se importa com a repercussão e não sabia do sucesso que fez. “Alguém tem de capinar o terreno, ninguém vai capinar para mim. Trabalhei na roça e eu sou corajosa e não tenho medo de nada. Gosto da enxada, uma enxada bem amolada, me divirto com ela”, afirma.
A foto foi tirada pelo sindicalista Damião Brito, de 43 anos, que passava pelo local e resolveu tirar a foto, no dia 1º de março, no bairro Águas Claras, em Araçatuba (SP). A postagem na rede social, até esta terça-feira (8), teve 68 mil curtidas e mais de 144 mil compartilhamentos. “Não imaginava que teria tanta repercussão, foi parar em outros países até. Resolvi postar a foto porque tem tanta gente com saúde, marmanjo que não quer trabalhar, e ela servindo de exemplo”, afirma.
Maria nasceu em Alto Alegre (SP), e mora atualmente em Araçatuba. Ela foi casada durante 56 anos e, não teve filhos, mas cuidou de um menino que ela considera como filho. Atualmente ele tem 40 anos e mora em São Paulo.
Maria mora sozinha e é uma mulher de fé. Na sala dela há vários quadros e imagens de santos. Ela conseguiu a primeira casa própria só agora, idosa. “Essa casa eu consegui com a ajuda de Deus, construí sozinha, sem ajuda de ninguém”, afirma.
Quando era nova, o sonho de Maria Leite era ser policial, mas ela não conseguiu realizar este desejo por causa da família. “Meu sonho era ser uma policial feminina. Mas meu pai não deixava, ele queria que a gente fosse ajudar na roça. Graças a Deus fui criada na fartura, tinha fruta no quintal, galinha. Mas meu pai não deixava estudar, queria que a gente fosse para a roça”, afirma.
A idosa sempre trabalhou muito e o sonho de ficar do lado foi ficando de lado, mas ela nunca perdeu a força, nem a vontade de trabalhar. Dona Maria já é viúva e de um jeito simples, que ela leva a vida em paz, sozinha. “Na época que era nova eu trabalhava o dia todo puxando o cavalo, fazendo rapadura, garapa. O médico falou que eu vou viver 100 anos”, afirma.
Fonte: G1