Morro da Capuava de “cara nova”

Revitalização do local dará mais conforto as pessoas que visitam o espaço

Não é de hoje que os pontos mais altos de Anápolis chamam a atenção das pessoas que utilizam deles para contemplar a vista da cidade. Um dos mais conhecidos, localizado nas proximidades do bairro Bom Sucesso, é o Morro da Capuava, denominado desta maneira há décadas. Atualmente, o local passa um processo de revitalização pela Prefeitura e segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Batista Lacerda, as obras serão entregues até a primeira quinzena de dezembro.

 

Batista discrimina as várias intervenções que vêm sendo realizadas no espaço desde o mês de março passado. Segundo ele, toda a parte estrutural, que ele denomina como mais complicada, foi concluída. “Quem vai ao espaço já usufrui do mirante, da iluminação e dos banheiros. Também foi concluída a parte gramada e as obras complementares, a exemplo da instalação do poço artesiano e da caixa d’água”, explicou o secretário.

 

Resta agora, aponta o secretário, o término das instalações da rede de esgoto, do gradeamento e do pátio de estacionamento do local que já está demarcado. Batista ressalta que durante o período de intervenções no Morro da Capuava, o espaço não ficou inviabilizado para as visitações comuns do local. “Procuramos melhorar o espaço permitindo que os frequentadores pudessem continuar visitando-o. Seria um desrespeito interditar para que fossem realizadas as obras”, destacou ele.

 

Quem usa

 

Vários são os personagens que utilizam o Morro da Capuava à sua maneira. Mas, tradicionalmente, o espaço atrai pessoas para momentos de meditação. Membros de instituições religiosas de várias congregações utilizam o local, há anos, mesmo sem estrutura. Também têm aqueles que somente vão para observar a cidade, por conta da visão privilegiada do horizonte da parte oeste e central de Anápolis. Uma das pessoas que aguardam pela concretização da revitalização é o aposentado João Lopes.

 

Segundo o aposentado, a primeira vez que ele subiu ao morro foi no ano de 1978, há exatos 37 anos. “Vejo com bons olhos essa melhoria que está sendo feita aqui. Além de dar mais conforto a quem for visitar, inibe a presença de malandros no local”, considerou. Ele confirma o fato do Morro da Capuava atrair diferentes públicos, afirmando ser, o espaço, democrático. “O público aqui é misturado, mas é claro que quem mais frequenta é o público religioso, assim como eu, mas também têm aqueles que vêm, somente, atraídos pela vista”, finalizou o aposentando.

 

Fonte: Paulo Roberto Belém – Jornal A Voz de Anápolis

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro