Morre Val Kilmer, astro de “Batman Eternamente” e “Top Gun”

O ator Val Kilmer morreu nesta terça-feira (1º) em Los Angeles, aos 65 anos. Conhecido por papéis icônicos como Jim Morrison e Batman, sua última atuação foi em Top Gun: Maverick.

Mercedes Kilmer, filha do ator, confirmou que a causa da morte foi uma pneumonia, de acordo com o New York Times. Em 2014, Kilmer chegou a ser diagnosticado com câncer de garganta e, após tratamento, conseguiu se recuperar.

Trajetória e carreira

Val Kilmer nasceu em Los Angeles em 31 de dezembro de 1959. Sua infância foi marcada pela morte do irmão em 1977 e pela separação dos pais quando tinha apenas nove anos.

Desde pequeno, participou de campanhas publicitárias, mas sempre foi muito criterioso com seus trabalhos. Ainda criança, recusou estrelar um comercial de hambúrgueres por não acreditar na qualidade do produto: “Aqueles hambúrgueres eram terríveis”, disse o astro.

Aos 17 anos, foi aceito na Juilliard School, em Nova York, sendo um dos alunos mais jovens a ingressar no programa de atuação. Em 1983, estreou na Broadway ao lado de Sean Penn e Kevin Bacon na peça The Slab Boys, elogiada pela crítica.

Pai de dois filhos, Mercedes e Jack, Kilmer foi casado com a atriz Joanne Whalley, com quem contracenou em Willow (1988).

Sua estreia no cinema ocorreu com a paródia Top Secret! (1984). Dois anos depois, ganhou destaque ao interpretar Tom “Iceman” Kazansky em Top Gun (1986), ao lado de Tom Cruise.

Papéis marcantes no cinema

Um de seus maiores desafios foi interpretar Jim Morrison em The Doors (1991). Para conseguir o papel, gravou um vídeo de oito minutos mostrando suas habilidades musicais. A própria voz de Kilmer foi usada no filme, e ele chegou a quebrar o braço durante as filmagens.

Na década de 1990, estrelou grandes produções como Tombstone (1993), Heat (1995) e Batman Eternamente (1995), no qual viveu Bruce Wayne. Anos depois, lamentou que sua atuação como o super-herói foi pouco marcante, já que os vilões Duas Caras (Tommy Lee Jones) e Charada (Jim Carrey) roubaram a cena.

Kilmer também criticou o figurino do Batman, que dificultava seus movimentos e limitava sua audição. “Foi frustrante. Parecia que minha única função era aparecer no set e me manter parado no lugar onde mandavam ficar”, revelou no documentário Val (2021).

Luta contra o câncer

Em 2014, Kilmer foi diagnosticado com câncer de garganta. Seguidor da ciência cristã, recusou inicialmente os tratamentos convencionais. Seus filhos, que não seguem a religião, intervieram, e o ator passou por uma cirurgia em 2020.

O procedimento incluiu uma traqueostomia, o que resultou na perda quase total de sua fala. Em Top Gun: Maverick, lançado em 2022, sua voz foi recriada por inteligência artificial a partir de gravações antigas.

Mercedes Kilmer afirmou que ver o pai no filme foi “extraordinário”.

FONTE: Folha de São Paulo 

Leia também: Lei trabalhista em vigor em 2025 garante mais benefício aos CLTs

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também