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Mobilidade urbana: vem aí a maior obra da história

Serão construídos viadutos e corredores para o transporte público na Avenida Brasil

A Prefeitura de Anápolis deu início na última terça-feira (22) à maior obra de mobilidade urbana de sua história. O prefeito João Gomes assinou a ordem de serviço e a empreiteira já iniciou as intervenções para a implantação dos seis grandes corredores para o transporte público e a construção de dois viadutos. “É um momento ímpar para a cidade. Já no próximo ano, vamos sentir os reflexos do grande investimento que estamos fazendo voltado para a qualidade de vida da população”, destacou o prefeito na solenidade.

 

O contrato assinado com a Caixa Econômica Federal é fruto do programa Pró Transportes – PAC 2 – Mobilidade Médias Cidades do Governo federal, através do Ministério das Cidades. Serão aplicados mais de R$ 74 milhões na construção dos 47 quilômetros de corredores exclusivos e preferenciais para o transporte coletivo. Devido à sua grandiosidade, o projeto será executado em etapas e a primeira delas será a construção dos dois primeiros corredores ao longo da Avenida Brasil em seu eixo Norte – Sul, que compreende, também, a construção dos dois grandes viadutos que vão ser instalados nos cruzamentos das avenidas Brasil e Goiás e Rua Barão do Rio Branco e também no cruzamento da Avenida Brasil como a Rua Amazílio Lino.

 
“As obras vão fazer com que a população tenha um transporte público ágil e de qualidade, além de intervenções que vão facilitar a vida dos condutores, ciclistas e pedestres”, disse o diretor-geral da CMTT, Alex Martins. Outro secretário municipal que estará à frente da execução das obras é Leonardo Viana (Obras). “O trabalho é conjunto. Fomos determinados pelo prefeito João Gomes a estar fiscalizando a execução de todas as intervenções para que todas elas sejam entregues à população em 2016”, ressaltou Leonardo.

 
O secretário estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha, destacou as intervenções que vão contribuir para uma das cidades que mais se destacam no Brasil. “Para contribuir com a mobilidade, providências da Prefeitura e do Governo de Goiás estão avançadas para a construção de mais um viaduto, no cruzamento da avenida Brasil com a Rua Engenheiro Portela”, disse Vilmar. Para o deputado federal Rubens Otoni, esta obra marca o compromisso de uma gestão com visão de futuro. “Aqui estamos falando da maior obra de mobilidade da cidade, mas não devemos nos esquecer das transformações que Anápolis tem vivido nos últimos anos”, afirmou o deputado.

 
Sobre as obras
Segundo o secretário municipal da Obras, Leonardo Viana, as construções dos dois corredores e dos dois viadutos na Avenida Brasil serão simultâneas. “Esta primeira etapa tem prazo de conclusão para até o final do primeiro semestre de 2016”, disse. Ele ainda exemplificou as demais etapas que compreendem a execução das obras de mobilidade em Anápolis. “A implantação dos demais corredores, ou seja, nas avenidas Pedro Ludovico, Presidente Kennedy, Fernando Costa, São Francisco e JK, também será iniciada nos próximos meses. Nossa previsão é que tudo fique pronto ainda em 2016”, destacou o secretário.

 
O diretor-geral da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), Alex Araújo, reafirmou o principal benefício que a população anapolina vai ganhar com a execução das obras. “Vamos reduzir, consideravelmente, o tempo de operação do sistema viário. Popularmente falando, vamos reduzir o tempo em que os cidadãos levam em seus deslocamentos diários”, disse, ressaltando que as obras atenderão tanto os usuários do sistema de transporte público, quanto os condutores de veículos. “Todos vão sair ganhando”, finalizou.

 
Interdições
Alex Martins ainda comentou sobre uma das principais preocupações da população no período de execução das obras: as possíveis interdições. Ele afirma que todos podem ficar tranquilos, pois estas serão realizadas de forma parcial. “Não vamos bloquear o tráfego durante as obras. Na Avenida Brasil, por exemplo, a quantidade de faixas de rolamento nos permite realizar interdições simples que não inutilizará o uso desta importante via”, ressaltou.

 

Fonte: Prefeitura de Anápolis

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