Eleições 2024: procura de mesários voluntários é baixa em Anápolis

A adesão ao programa Mesário Voluntário, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está em baixa no início deste ano eleitoral para as eleições municipais. Em Anápolis, no dia 6 de outubro, os eleitores irão às urnas para eleger um novo prefeito e 23 vereadores no primeiro turno, no entanto, o número de voluntários inscritos até o momento ainda é considerado baixo.

Segundo Josiel Messias, chefe do cartório da 144ª Zona Eleitoral, embora os dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) ainda não tenham sido revelados, a procura por voluntários está abaixo do esperado. “Precisamos aumentar as inscrições”, afirmou.

Nas últimas eleições municipais, em 2020, Anápolis contou com 506 seções eleitorais. Considerando que cada seção necessita de quatro mesários, cerca de 2 mil pessoas serão necessárias para trabalhar no dia da votação.

Como incentivo, os mesários voluntários recebem um auxílio-alimentação no valor de R$ 60 no dia da eleição e também têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado. Portanto, se uma mesma pessoa atuar como mesário nos dois turnos, terá direito a quatro dias de folga. Além disso, no caso de universitários, o serviço voluntário pode ser convertido em horas complementares ou atividades extracurriculares.

Qualquer cidadão maior de 18 anos pode se voluntariar, exceto candidatos e seus parentes até o segundo grau e por afinidade. Também são impedidos de serem mesários os integrantes dos diretórios de partidos que exerçam função executiva, agentes e autoridades policiais, funcionários com cargos de confiança do Executivo e aqueles que pertencem ao serviço eleitoral.

O processo de inscrição é realizado inteiramente pela internet, através do site do TRE-GO. Os interessados devem acessar a seção de eleições e procurar pelo mural do mesário para fazer o requerimento. Em Anápolis, também é possível entrar em contato com o cartório eleitoral pelo telefone (62) 3920-4009 ou enviar uma mensagem para solicitar a inscrição.

Normalmente, os mesários são designados para os locais de votação em que já votam. Caso haja um excesso de voluntários em um determinado local, a coordenação busca realocá-los em outro local. As nomeações são feitas pelos juízes eleitorais a partir do mês de agosto.

O programa Mesário Voluntário foi estabelecido em 2004 e é composto por uma mesa receptora de votos, composta por um presidente, um primeiro e um segundo mesários, e um secretário. Na seção eleitoral, o presidente da mesa é a autoridade máxima e é responsável por garantir o sigilo do voto de cada eleitor, além de assegurar a tranquilidade no ambiente de votação e a segurança da urna eletrônica. Os membros da mesa receptora organizam os trabalhos desde o início até o encerramento da votação, recebendo os eleitores, conferindo suas assinaturas no caderno de votação e liberando a urna para votação.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro