Mercado de trabalho de Goiás supera expectativas e gera mais de 57 mil empregos em apenas 4 meses

Em apenas 4 meses, o mercado de trabalho de Goiás superou as contratações registradas durante todo o ano de 2023, com um saldo de 57.193 empregos formais gerados. Isso representa um crescimento de 3,77% no estoque de empregados formais do estado, que conta com mais de 1,5 milhão de trabalhadores no mercado de trabalho formal.

Os dados foram divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, corroborados pelo Instituto Mauro Borges (IMB). Somente no mês de abril, Goiás registrou 13.584 novos postos de trabalho com carteira assinada, com um total de 91.738 admissões superando os 78.154 desligamentos.

Para o governador Ronaldo Caiado, esses resultados são fruto de investimentos sérios em profissionalização e qualificação da mão de obra. Ele destaca que Goiás está crescendo e oferecendo empregos com carteira assinada, com aumento da renda per capita acima da média nacional.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, afirma que as políticas públicas implementadas pelo estado têm sido eficazes na capacitação e direcionamento dos goianos para melhores oportunidades de emprego. Já o secretário da Retomada, César Moura, destaca que cerca de 90% dos empregos em Goiás são gerados pelas micro e pequenas empresas, e que iniciativas como o Impulso GO Pequenas Empresas estão sendo adotadas para manter o ritmo de crescimento das oportunidades de trabalho no estado.

Em 2024, o setor de serviços foi o que mais gerou empregos em Goiás, seguido pelos setores de construção e indústria. A agropecuária também registrou um crescimento significativo, enquanto o setor de comércio foi o que menos gerou empregos. No total, foram criados 57.193 novos postos de trabalho no estado nos primeiros 4 meses do ano.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro