O emagrecimento depende essencialmente do déficit calórico: é necessário gastar mais calorias do que se ingere. No entanto, a conta inclui outras variáveis, pois o metabolismo – a capacidade do corpo de transformar alimentos em energia – não funciona de maneira tão matemática assim.
Nos últimos anos, vem ganhando destaque estudos sobre o melhor horário para executar exercícios físicos quando o objetivo é o emagrecimento.
Em setembro do ano passado, cientistas chineses e norte-americanos publicaram um artigo na revista Obesity sugerindo o intervalo entre às 7h e às 9h como o melhor horário.
Os pesquisadores usaram dados de saúde de 5,2 mil pessoas, cujas informações foram organizadas de acordo com o turno no qual elas malhavam: manhã, início da tarde e noite.
Os voluntários que malhavam logo depois de acordar conseguiram controlar melhor o peso, pois tinham circunferências abdominais menores e índices de massa corporal mais próximos do ideal.
Um outro estudo recente realizado por pesquisadores do Instituto Karolinska, da Suécia, e da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, afirma que é possível aumentar o metabolismo da gordura treinando no início do dia.