Pesquisadores da Hungria descobriram, analisando o cérebro de cachorros domésticos, que eles tendem a prestar maior atenção nas falas verbalizadas por mulheres.
Para isso, a equipe de pesquisa da Hungria utilizou a leitura das ondas cerebrais de cães de família através da técnica de ressonância magnética funcional (fMRI) não invasiva.
Durante os testes, os animais ouviram gravações de realizadas por 12 mulheres e 12 homens com diferentes maneiras de falar, dirigidas a cachorros, crianças e adultos.
Assim, os pesquisadores descobriram que estes animais possuem uma sensibilidade muito maior à vozes femininas, principalmente pelo fato de mudarem o tom quando se referindo à eles, sendo mais carinhosas.
“O aumento da sensibilidade do cérebro dos cães à fala especificamente de mulheres, pode ser devido ao fato de que as mulheres falam com mais frequência com cães com prosódia [entonação] mais exagerada do que os homens”, explica a especialista em Comportamento Animal, Anna Gábor, co-autora do estudo, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.