Neste sábado (21), a Justiça Eleitoral determinou que o site Vero Notícia, lançado neste mês de setembro, faça a “imediata retirada” de fake news contra o candidato a prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL).
Na sentença, a juíza Edna Maria Ramos da Hora afirma que o falso conteúdo “extrapola os limites da liberdade de expressão” e adverte que a reincidência poderá acarretar sanções mais severas e configurar crime eleitoral (art. 323 do Código Eleitoral), por se tratar da divulgação, em período eleitoral, de “atos que sabe inverídicos em relação a partidos ou a candidatos e capazes de exercer influência perante o eleitorado”.
Com o slogan “Se está no Vero, é verdade”, o portal publicou fake news se utilizando de falsos documentos e essas fake news foram retransmitidas em veículos de comunicação ligados ao prefeito Roberto Naves (Republicanos), nas próprias redes do líder do Executivo e também no programa eleitoral de televisão da candidata de Roberto na disputa à prefeitura, Eerizania Freitas (UB).