A volta dos estudantes ao ambiente escolar desde o dia 9 de agosto tem combinado o cumprimento do Protocolo de Biossegurança, a ocupação reduzida das salas de aula e o andamento do esquema vacinal entre os profissionais da educação, que devem receber a segunda dose até o final do mês. Atualmente, mais da metade já concluiu as duas etapas da imunização.
Para a secretária de Educação, Eerizania de Freitas, o sucesso do retorno às aulas presenciais é consequência de um plano de retomada eficiente e bem elaborado. “Resultado de investimentos, elaboração de estratégias e a dedicação de cada profissional da educação. Tivemos uma semana bem-sucedida e com segurança”, afirmou.
Na primeira semana com formato de ensino híbrido, participaram das aulas presenciais o primeiro grupo, enquanto os demais permaneceram no ensino remoto. Nesta segunda semana, o outro grupo participa do ensino presencial, em revezamento.
O retorno superou as expectativas dos pais. “Estava com medo de mandar minha filha para a escola, mas quando fui para a reunião de pais e vi que o ambiente escolar estava todo preparado para receber as crianças, com todos os cuidados necessários, eu senti segurança”, conta Raimunda da Silva Campos, mãe da Alice, de 6 anos, estudante do Cmei Professora Dalva Maria Dias Trindade.
Lorena Lidiane Silveira, gestora da Escola Municipal Elzira Balduíno, ressalta a importância do retorno presencial. “Os benefícios do retorno são enormes, principalmente para as crianças. Conviver com o professor e com os colegas faz toda a diferença no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades”, concluiu a gestora.
Transporte escolar
Os ônibus que transportam os 2.200 estudantes de Branápolis e dos distritos de Interlândia, Souzânia e Goialândia, além de bairros como Santos Dumont, Jardim Promissão e Jardim Esperança, estão em pleno funcionamento e seguindo à risca todos os protocolos para garantir segurança aos alunos e profissionais da educação.
Atendimento no Cemad
O Centro Municipal de Apoio à Diversidade (Cemad) também retomou os atendimentos de forma presencial e online, seguindo o Protocolo de Biossegurança. Mais de 380 estudantes são acompanhados por 45 profissionais, entre pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, professores de Braille e Libras. Além do distanciamento e do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos profissionais, todos os materiais pedagógicos e brinquedos utilizados são higienizados após o uso.
Fonte: Secom – Prefeitura de Anápolis