Prevenir e auxiliar no combate à criminalidade. Estes são os principais objetivos do sistema de videomonitoramento implantado desde 2010 na cidade. Em janeiro deste ano o prefeito de Anápolis, João Gomes, afirmou que outras 20 câmeras chegarão ao município. Atualmente, 68 equipamentos estão instalados em áreas de grande movimentação de pessoas, regiões bancárias, praças e avenidas.
“O aumento do número de câmeras se deve à participação do município no programa “Crack, É Possível Vencer” do governo federal. Elas estão contribuindo com a vigilância e quem nos diz isso são as pessoas”, pontuou João Gomes.
Após cinco anos de execução do serviço no município, é possível dizer que a iniciativa superou as expectativas e que, em alguns locais, houve queda de 70% nos índices de criminalidade. O sistema de videomonitoramento faz parte do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM/Anápolis e o equipamento possui alta resolução e alcance de 800 metros quadrados em sentido longitudinal e latitudinal.