Maçã: você sabia que essa fruta é boa para a pressão arterial?

A maçã já levou a culpa de ser responsável pela expulsão de Eva e Adão do paraíso. A fruta não pode ser a culpada, afinal quando Eva foi tentada pela serpente, a maçã ainda não existia. Estima-se que seu cultivo tenha começado há mais de 2000 anos.

A maçã tem outros benefícios bem diferentes do que ser responsável por alguém ser punido no início do mundo.

Existem diferentes tipos de maçã, como a verde, a gala ou a fugi, que podem ser consumidas ao natural ou ser usada em preparações como salada de frutas, vitaminas e etc. Até a casca da fruta pode ser usada para preparo de chás.

Principais benefícios da maçã

O consumo regular de maçã é excelente para manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca.

Para a pessoa que deseja emagrecer, a fruta é ótima como alimento. Pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol.

O alto teor de potássio contido na polpa da maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.

A maçã é ótima para o coração. Graças ao elevado teor de potássio e também pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, prevenindo a arteriosclerose.

Ela melhora a circulação sanguínea, reduzindo, deste modo, o trabalho cardíaco e prolongando a vida útil do coração.

Vitaminas

A maçã contém as seguintes vitaminas: B1, B2 e Niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.

É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. Também é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso.

A fruta é excelente para equilibrar a pressão arterial. Isso porque ela é rica em potássio, um mineral que facilita a eliminação do excesso de sódio do organismo pela urina, auxiliando no equilíbrio da pressão arterial.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro