Presidente Luiz Inácio Lula da Silva leva em conta “fator Nordeste” ao avaliar a próxima indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Nem gênero nem raça. Lula deverá alegar que levou em consideração o “fator Nordeste” na próxima indicação que fará ao Supremo Tribunal Federal (STF).Os dois nomes que avalia para a Corte são da região: o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, da Bahia; e o advogado-geral da União, Jorge Messias, de Pernambuco.
E o petista já tem uma resposta pronta a quem criticá-lo por não indicar uma mulher: o Nordeste tem apenas um representante no STF, o piauiense Kássio Nunes Marques. Curiosamente, colocado na Corte pelas mãos de Bolsonaro.
Lula enaltecerá a trajetória de Dantas ou Messias e alegará que, com a indicação, aumenta a representatividade da maior região do país no Supremo.
Nos bastidores, contudo, o fator preponderante para a escolha é a confiança de Lula em ambos os nomes. Nenhuma das mulheres cotadas passou ao presidente, até o momento, o que Dantas e Messias conseguiram passar.
Fonte: Metrópoles