Lula anuncia pausa nas viagens e cirurgia no quadril em outubro

Na última sexta-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou oficialmente que será submetido a uma cirurgia no quadril no próximo mês de outubro.

A necessidade desse procedimento já havia sido mencionada por ele em julho, quando passou por uma infiltração para tentar amenizar as dores que sentia nessa região do corpo. Agora, o presidente está determinado a resolver esse problema de uma vez por todas.

Lula está enfrentando o problema da artrose na parte superior do osso da coxa, onde ocorre o desgaste da cartilagem que envolve as juntas. Além disso, ele tem se queixado de maneira mais recorrente sobre a intensidade das dores que sente.

“Eu vou parar porque, eu quero confessar, essa dor dói de dia, dói sentado, dói em pé, dói deitado, e não tem remédio. O remédio é operar”, afirmou durante cerimônia de inspeção de obras da transposição do Rio São Francisco, no Rio Grande do Norte.

Lula informou que sua próxima e última jornada acontecerá em setembro, quando participará da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, bem como do encontro do G77 (coalizão com 134 nações em desenvolvimento, das quais o Brasil é membro), que será realizado em Cuba. Antes dessas importantes ocasiões, ele tem planos de visitar a Índia para participar da Cúpula do G20.

É válido ressaltar que seu último compromisso em solo brasileiro será recepcionar o presidente do Vietnã, no dia 26 de setembro. Após isso, o presidente Lula optará por uma pausa em seus deveres neste ano, a fim de passar por um procedimento cirúrgico e posteriormente se dedicar à sua recuperação.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro