Foi sancionada uma nova lei em Goiás que institui a Semana Estadual de Incentivo à Mulher na Política, além de oficializar o dia 6 de março como o Dia da Mulher na Política. A medida, derivada de um projeto apresentado pelo deputado estadual Amilton Filho (MDB), foi publicada no suplemento do Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira, 25 de novembro.
A Lei nº 23.100 tem como objetivo ampliar a presença feminina nos espaços de decisão política, promovendo diversas ações para conscientização e estímulo. Entre as iniciativas previstas estão debates em escolas, campanhas informativas em meios de comunicação, palestras e distribuição de materiais como banners e folders.
Para o deputado Amilton Filho, a legislação é um passo importante para engajar mulheres em todas as etapas do processo eleitoral. “Queremos que as mulheres participem de forma ativa nas eleições. Elas representam mais de 50% da população e do eleitorado goiano. Com essa lei, buscamos ampliar o acesso à informação e promover um ambiente mais inclusivo”, afirmou.
A nova legislação reforça a importância de destacar o papel feminino na política, permitindo a atuação crescente das mulheres em diferentes áreas da sociedade. “As mulheres já se destacam em várias profissões e carreiras. Elas estão qualificadas para assumir e desempenhar funções na política com excelência e dedicação”, completou o parlamentar.
Com a regulamentação oficial, a expectativa é que as ações previstas comecem a ser inovadoras a partir do próximo ano, promovendo um maior engajamento das mulheres no cenário político estadual.
FONTE: Redação – Janayna Carvalho
Leia também: Adolescente é investigada após oferecer cigarro eletrônico a bebê