Adicione o texto do seu título aqui

Caiado sanciona lei de proteção às mães atípicas em Goiás

20/10/2024

O governador Ronaldo Caiado sancionou uma lei que institui uma Política Estadual de Atenção e Proteção às Mães Atípicas em Goiás. A nova legislação, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (Alego) e publicada no Diário Oficial em 10 de outubro, tem como objetivo conscientizar a população e fortalecer as redes de apoio às mães de crianças com deficiências, síndromes, transtornos ou doenças raras que impactam o desenvolvimento.

Entre as principais ações previstas pela lei é uma criação da Semana Estadual das Mães Atípicas, que será realizada anualmente na terceira semana de setembro. A programação contará com eventos, palestras e atividades externas para mães, profissionais de saúde, educadores e assistentes sociais. O objetivo é promover visibilidade, além de apoio emocional e prático, às mulheres que enfrentam os desafios de cuidar de crianças com necessidades especiais.

O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, afirmou que a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) já se mobiliza para atuar de forma mais intensa durante a semana de conscientização. “O Estado é sensível aos desafios vivenciados por essas mães, e entendemos que uma rede de apoio forte é essencial para o bem-estar delas”, destacou.

Os especialistas também reforçam a importância da nova política. O neuropediatra Hélio Vanderlinden, do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), ressaltou que, muitas vezes, o foco está na criança com deficiência, enquanto as mães, como cuidadoras, enfrentam uma jornada desgastante. “Essa política é extremamente oportuna, pois apoia a necessidade de cuidar também daquelas mães, que sofrem com o estresse e a sobrecarga emocional”, pontual.

Estudos indicam que mães atípicas são mais suscetíveis a problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e até câncer, devido ao alto nível de estresse a que são submetidas. Uma pesquisa realizada na Austrália revelou que essas mulheres têm 40% a 50% mais chances de desenvolver câncer e 150% mais risco de doenças cardiovasculares.

Rede de apoio estadual

Em Goiás, o Crer é a principal unidade de referência no atendimento a crianças com transtornos de desenvolvimento, oferecendo reabilitação nas modalidades física, intelectual, auditiva e visual. Além disso, a SES-GO gerencia uma rede de Centros Especializados em Reabilitação (CER) em todo o estado, que oferece atendimento especializado e gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A rede conta ainda com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Associação Pestalozzi e o Centro Estadual de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), que também oferecem suporte às mães e crianças.

A Vila São Bento Cottolengo, localizada em Trindade, é outro ponto de apoio importante para o tratamento e acompanhamento de pacientes com necessidades especiais, reafirmando o compromisso do Governo de Goiás com o fortalecimento dessa rede de suporte.

Com a sanção dessa nova política estadual, o governo busca ampliar a visibilidade das mães atípicas e garantir que elas tenham o apoio necessário para enfrentar os desafios diários de cuidar de seus filhos, promovendo mais inclusão e atenção às famílias goianas.

FONTE: Redação – Janayna Carvalho 

Leia também: Alessandra Negrini revela vida sexual intensa: “Preciso viver”

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro