Como grande parceiro do município, o deputado Amilton Filho (MDB) apresentou projeto de Lei n° 1110/23, que declara Jesúpolis a “Capital Estadual da Pamonha”. A iniciativa tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), sob relatoria do deputado Major Araújo (PL).
Amilton explica que, devido à popularidade que a colheita do milho de Jesúpolis ganhou na região, em sua comemoração, desde 2010 vem sendo realizada a pamonhada que já teria se tornado tradicional na cidade, no mês de abril. “Na última edição do evento foram produzidas mais de 20 mil unidades pamonhas, que são distribuídas entre os agricultores e seus familiares, além de serem destinadas à merenda escolar.
O deputado ressalta que a lavoura serve como estimulante ao associativismo, uma vez que, por intermédio dela, é incentivado o trabalho em cooperação da sociedade, o que beneficia a economia local. “As lavouras de Jesúpolis contam com supervisão de um corpo técnico formado por profissionais das Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura do município, que acompanham e orientam os agricultores em todas as etapas de cultivo, desde a análise de solo à colheita.”