O prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) à vista e com desconto encerrou no final de abril, mas ainda é possível quitar o débito até novembro, caso tenha sido escolhido o parcelamento.
No entanto, há uma possibilidade de isenção para pessoas com enfermidades crônicas ou aposentados com mais de 60 anos, desde que comprovem renda máxima de um salário mínimo e possuam apenas um imóvel.
Os interessados devem apresentar laudos médicos, comprovante de renda e documentação do imóvel no Rápido do Anashopping ou pelo Zap da Prefeitura, de forma online.
Para aqueles que não se encaixam nos critérios de isenção, é possível quitar o imposto durante todo o ano, mas com acréscimo de multa e juros.
A inadimplência do IPTU pode acarretar em multas, juros e até cobrança judicial. Segundo a Secretaria de Economia, a arrecadação já ultrapassou os R$ 100 milhões este ano, sendo que 52% optaram pelo pagamento à vista e 48% parcelaram. É importante ficar atento aos prazos e pendências para evitar problemas futuros.