O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estendeu a isenção de vistos para turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá até abril de 2025. Essa é a terceira vez que o governo adia o retorno da exigência do visto.
A decisão foi oficializada por meio de um decreto publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (9/4).
O governo de Lula havia imposto a exigência do visto com base na reciprocidade, uma vez que os países mencionados solicitavam visto dos brasileiros. O Japão também seria incluído nesta lista, mas decidiu não exigir visto para brasileiros em estadias de até 90 dias.
Em contrapartida, em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revogou a obrigatoriedade do visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. No entanto, a gestão atual considerou que a medida não resultou em um aumento significativo no número de visitantes desses países.
Na Câmara dos Deputados, houve ameaças de votação de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que rejeitava o decreto de Lula que reintroduzia a exigência do visto para turistas. No entanto, a medida foi impedida após negociações da base do governo.