Prazo para pagamento do IPTU vence no dia 10 de abril; data não será prorrogada

Falta apenas uma contagem regressiva de 10 dias para o prazo final de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) referente ao ano de 2024, que vence no dia 10 de abril. Aqueles que optarem por quitar o imposto de forma integral terão um desconto de 10%, podendo chegar a 15% para os contribuintes que estão em dia com o tributo do ano anterior e escolherem pagar em cota única através do programa Contribuinte Legal.

O diretor da Receita, Olisomar Pires, ressaltou a importância do pagamento do IPTU para a receita do município, que é revertida em obras e serviços para atender às necessidades da cidade. Após o dia 10 de abril, haverá a incidência de juros e multas, prejudicando tanto o contribuinte quanto o município.

Os contribuintes podem obter a guia de pagamento virtualmente pelo Zap da Prefeitura, no Rápido do Anashopping ou através do Portal do Cidadão. Os talões de pagamento estão sendo enviados para as residências dos contribuintes.

Para quem preferir parcelar, é possível dividir o valor em até oito vezes, com parcelas não inferiores a R$ 141,20. A inadimplência do IPTU acarreta multas, juros e a possibilidade de cobrança judicial.

O diretor enfatizou que o IPTU é uma verba sem destinação específica e pode ser utilizada imediatamente para atender às demandas do município. O não pagamento do imposto pode resultar em penalidades graves para o contribuinte.

Confira o calendário de pagamento do IPTU 2024:
Cota única/primeira parcela: 10 de abril
Segunda parcela: 10 de maio
Terceira parcela: 10 de junho
Quarta parcela: 10 de julho
Quinta parcela: 12 de agosto
Sexta parcela: 10 de setembro
Sétima parcela: 10 de outubro
Oitava parcela: 11 de novembro

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro