Veja qual a idade média de morte dos brasileiros

Goiânia | Foto: Prefeitura de Goiânia

O Instituto Cidades Sustentáveis lançou o primeiro Mapa da Desigualdade entre as capitais brasileiras, comparando 40 indicadores em áreas como educação, saúde, renda, habitação e saneamento. Os dados destacam a grande discrepância entre os estados do país, evidenciando a desigualdade que o Brasil enfrenta.

A expectativa de vida nas capitais varia de 57 a 72 anos, sendo Belo Horizonte e Porto Alegre com média de 72 anos ao morrer. Em contraste, em Boa Vista a idade média é de apenas 57 anos. Outro indicador preocupante é o acesso ao esgotamento sanitário, com São Paulo atendendo 100% da população, enquanto em Porto Velho apenas 5,8% possui esse acesso.

Com base no ranking, Curitiba lidera com 677 pontos, seguida por Florianópolis, Belo Horizonte, Palmas e São Paulo. Por outro lado, Porto Velho é a capital com pior desempenho, com 373 pontos, seguida por Recife, Belém, Manaus e Rio Branco.

O coordenador do Instituto, Jorge Abrahão, destaca a necessidade de políticas para reverter a desigualdade, ressaltando que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo e que é possível mudar esse cenário. Os dados, embora possam não refletir totalmente a realidade, evidenciam a disparidade socioeconômica entre as diferentes regiões do país.

Lista completa das capitais

Ranking da menos desigual para a mais desigual:

  1. Curitiba
  2. Florianópolis
  3. Belo Horizonte
  4. Palmas
  5. São Paulo
  6. Vitória
  7. Cuiabá
  8. Porto Alegre
  9. Goiânia
  10. Campo Grande
  11. Rio De Janeiro
  12. Natal
  13. Boa Vista
  14. Teresina
  15. Aracaju
  16. João Pessoa
  17. Salvador
  18. Macapá
  19. São Luís
  20. Fortaleza
  21. Maceió
  22. Rio Branco
  23. Manaus
  24. Belém
  25. Recife
  26. Porto Velho

*Com informações da Agência Brasil

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro