O Hospital-Dia do Idoso tem atendimentos especializados completos que o tornam referência na área da saúde. Por isso, a unidade foi escolhida para integrar o programa Saúde na Estrada, que faz parte da programação de comunicação do Ministério da Saúde, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).
A equipe do Canal Saúde visitou a unidade nesta quarta-feira, 28, e conheceu de perto os serviços oferecidos à população. O Hospital-Dia do Idoso é reconhecido como a segunda unidade de saúde do Brasil, que trabalha exclusivamente com pessoas com mais de 60 anos, oferecendo serviços especializados como consultas em clínica médica, geriatria, cardiologia, ortopedia, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional.
O espaço também conta com atendimento odontológico específico, de acordo com as necessidades dos idosos. O aposentado Edson de Melo, 81 anos, que utiliza os serviços do Hospital, ressalta que a centralização dos atendimentos médicos facilita sua vida. “Agora venho para sessões de fisioterapias, mas tenho todas as consultas aqui e sempre sou muito bem atendido. Os funcionários têm muito carinho pelos pacientes”, declarou.
A diretora do Hospital-Dia do Idoso, Júlia Oliveira, explica que no Brasil é uma modalidade nova que diminui as internações. “A estrutura é composta tanto por médicos geriatras quanto pela equipe de reabilitação multidisciplinar. Tudo voltado para que esse idoso consiga estabilizar o seu quadro de saúde e ser reinserido na sociedade”, detalhou. Os pacientes são encaminhados pela rede de saúde básica do município e assistidos ainda, na coleta de material para a realização de exames laboratoriais e farmácia. A inauguração da unidade em Anápolis foi em 2004. Primeiramente, realizava cerca de 300 atendimentos por mês e esse número passou para 3.500 e de forma mais completa.
O Hospital Dia do Idoso é exemplo e chamou a atenção do Ministério da Saúde. O repórter do Canal Saúde, Eduardo Souza, conta porque a unidade foi escolhida para fazer parte do programa Saúde na Estrada. “É um documentário que roda o País mostrando vários projetos de sucesso na área da saúde pública. Nossa equipe do Rio de Janeiro escolheu esta unidade pelo trabalho diferenciado que ela faz. A única unidade no Estado que atende esse perfil e dessa forma. Não tinha visto no Brasil algo desse tipo”, disse.
Fonte: Prefeitura de Anápolis