1. Ter uma dieta adequada
Como a dopamina é feita de tirosina, obter mais desse aminoácido por meio dos alimentos poderia aumentar os níveis de dopamina no cérebro, diz a faculdade de medicina.
Os alimentos ricos em tirosina incluem frango e outras aves; laticínios, como leite, queijo e iogurte; abacate; banana; sementes de abóbora e gergelim; e soja.
A serotonina é outro hormônio que os especialistas de Harvard informam ser capaz de estimular por meio dos alimentos. De acordo com a entidade, o triptofano (aminoácido usado pelo cérebro para produzir serotonina) pode ser obtido de fontes de carboidratos complexos, como verduras, frutas, legumes e grãos integrais.
2. Meditar aumenta os níveis de certos hormônios
Também é possível aumentar a dopamina e a endorfina por meio da meditação. Através desta atividade, a respiração profunda e a concentração do cérebro acalmam a mente e aliviam a dor.
3. Praticar exercícios físicos
A atividade física é outra ação capaz de ajudar a aumentar esses hormônios. De acordo com Harvard, andar de bicicleta ou levantar pesos ajuda o corpo a liberar triptofano e, portanto, serotonina.
Ao mesmo tempo, caminhadas ou exercícios aeróbicos são maneiras de aumentar as endorfinas e a ocitocina.
4. Passar tempo ao ar livre e sob a luz do sol
Outro aspecto que aumenta naturalmente os níveis de serotonina é a exposição ao sol ou a uma luz brilhante projetada para reproduzi-la. Já passar o tempo ao ar livre sob o sol estimula a liberação de beta-endorfinas na pele, a Escola de Medicina de Harvard.
5. O riso influencia nos hormônios
Rir pode fazer maravilhas pelo seu humor, afirma a Harvard School. Além de liberar endorfinas, o riso altera os níveis de serotonina e dopamina.
6. Fazer atividades artísticas
Ainda de acordo com Harvard School, cantar, dançar ou tocar um instrumento ajuda a liberar uma “onda de endorfinas” com capacidade de aumentar a tolerância à dor.
A música também parece ter a capacidade de aumentar os níveis de ocitocina, especialmente quando as pessoas cantam em um grupo, o que acrescenta o elemento de união, dizem os especialistas da HMS.
7. Abraçar outra pessoa
Por fim, o ato de tocar uma pessoa querida serve para estimular a liberação de ocitocina. Massagear alguém, acariciar, fazer sexo ou abraçar leva a níveis mais altos desse hormônio e a uma maior sensação de bem-estar.