Por causa da chuvas, o governo de Goiás emitiu um alerta de risco para 62 cidades goianas. A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) é de chuvas de até 55 milímetros em regiões goianas. Segundo o estado, para amenizar os transtornos, foi lançado uma operação para auxiliar os municípios, com vacinação e assistência social.
De acordo com o Cimehgo, deve chover em todas as regiões goianas nos próximos dias. No leste de Goiás é previsto até 55 milímetros de chuva, com temperaturas entre 17ºC e 30ºC. No norte pode cair até 45 milímetros (mínima de 23ºC e máxima de 32ºC); oeste, 35 mm (23º e 33º); centro e sul 20 mm (19ºC e 30Cº); e sudoeste, 15 mm (18ºC e 30ºC).
A operação chamada de Goiás Alerta e Solidária será coordenada pelo Gabinete de Políticas Sociais. Segundo o governo, o grupo fará o levantamento da situação vacinal da população destes municípios, para evitar a proliferação de doenças que podem ser transmitidas pela água.
Outra iniciativa será a distribuição de produtos básicos de alimentação e higiene, como cestas básicas, colchões, leite especial, filtros de barro, fraldas e cadeiras higiênicas.
Gabinete de ações
Para a operacionalidade das ações, o governo informou que serão instalados postos da Defesa Civil Estadual em 11 municípios goianos estratégicos. Os postos estarão atendendo a partir de Goiânia, Anápolis, Ceres, Águas Lindas de Goiás, Itaberaí, Goianésia, Uruaçu, Porangatu, Formosa, Teresina de Goiás e Flores de Goiás.
A força-tarefa contará ainda com servidores e equipamentos da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). O órgão deve disponibilizar 40 equipes para atender demandas em rodovias estaduais e 112 máquinas. O trabalho será de auxílio às prefeituras na execução de serviços nas estradas municipais.
Segundo a agência, a região dos Kalungas, em Calvacante, no nordeste goiano, terá uma equipe exclusiva para atendimento em vias vicinais.
O mapeamento das áreas de risco foi feito em parceria entre o governo estadual e a concessionária de energia Equatorial. Conforme o governo, a empresa se comprometeu em garantir atendimento emergencial nos locais mais afetados.
Confira a lista completa das cidades em alerta:
- Abadiânia
- Adelândia
- Água Fria de Goiás
- Águas Lindas de Goiás
- Alto Paraíso de Goiás
- Alvorada do Norte
- Aparecida de Goiânia
- Aruanã
- Avelinópolis
- Barro Alto
- Bonópolis
- Buriti de Goiás
- Cabeceiras
- Cachoeira Dourada
- Cavalcante
- Ceres
- Crixás
- Divinópolis de Goiás
- Faina
- Flores de Goiás
- Formosa
- Formoso
- Goianápolis
- Goianésia
- Guarani de Goiás
- Heitoraí
- Hidrolândia
- Hidrolina
- Iaciara
- Ipameri
- Israelândia
- Itapaci
- Itapuranga
- Itauçu
- Jussara
- Luziânia
- Mara Rosa
- Mimoso de Goiás
- Monte Alegre de Goiás
- Mutunópolis
- Niquelândia
- Novo Gama
- Novo Planalto
- Padre Bernardo
- Palmeiras de Goiás
- Piranhas
- Porangatu
- Porteirão
- Posse
- Rialma
- Santa Fé de Goiás
- Santa Tereza de Goiás
- Santo Antônio de Goiás
- São Domingos
- Simolândia
- Teresina de Goiás
- Trombas
- Uirapuru
- Uruana
- Uruaçu
- Vila Propício
FONTE: G1
Leia também: PIS/Pasep 2025: Quanto vai cair na sua conta?