João Miguel, de 10 anos, finalmente despertou após o ataque brutal que sofreu em Planaltina de Goiás, após partida de futebol. O agressor, um adolescente de 16 anos, continua foragido.
Acordou confuso e chorando
Depois que a equipe médica suspendeu a sedação e retirou a intubação, na manhã desta quarta-feira (10/12), João abriu os olhos. Assim que despertou, ele perguntou: “Que dia é hoje?”. Desorientado, chorou, pediu água e precisou ser acalmado pela mãe.
Apesar da evolução, ele ainda não tem previsão de alta. O estado de saúde permanece grave, porém estável, e o menino continua com um dreno no pulmão.
Como ocorreu o ataque
O crime aconteceu no domingo (7/12). João brincava na rua com os primos quando o adolescente suspeito, já identificado pela polícia, irritou-se com as crianças. Ele mandou João descer de um pé de manga em um terreno baldio. Assim que o menino tocou o chão, o agressor avançou e desferiu diversos golpes de faca.
As facadas atingiram o pescoço, as costas e o pulmão de João, que sofreu ferimentos profundos.
Pedido de socorro e ajuda da mãe
Mesmo ferido, João conseguiu correr para pedir socorro. Ensanguentado e cambaleando, voltou para casa. Na rua, encontrou a mãe voltando do mercado. Ele caiu nos braços dela e disse que estava “com muito frio”, efeito da grande perda de sangue, e desmaiou logo em seguida.
O irmão mais velho, Gean Lucas, contou que a mãe tentou estancar o sangramento com um pano enquanto pedia ajuda a um motorista que passava pelo local.
Transferência, cirurgia e doações de sangue
Os socorristas levaram João primeiro para a UPA de Planaltina. No entanto, devido à gravidade das lesões, ele precisou de transferência imediata para o Hospital Regional de Sobradinho (HRS).
No hospital, ele passou por quase cinco horas de cirurgia para conter uma hemorragia severa e precisou de transfusões de sangue.
Embora ele não esteja recebendo transfusões no momento, a família reforça a importância das doações para ajudar João e outros pacientes. As doações podem ser feitas no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, na Asa Norte (DF).
Agressor segue foragido
A Polícia Civil já identificou o adolescente que atacou João. Mesmo assim, ele continua foragido, e as buscas seguem.
Fonte: Redação
Leia também: Mulher é encontrada morta em lixeira com saco plástico na cabeça



