Goiás enfrenta temperaturas muito altas nesta terça-feira (9), podendo chegar a 41 °C em algumas regiões. Segundo o Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo), o calor se intensifica especialmente nas regiões Norte e Oeste do estado. Além disso, a umidade relativa do ar ficará abaixo de 20%, aumentando o risco de incêndios.
O Cimehgo também alertou para a redução crítica do nível de mananciais, como o Rio Meia Ponte. Apesar da qualidade do ar estar considerada regular, as autoridades reforçam cuidados para proteger a saúde da população. A amplitude térmica será ampla: a temperatura pode cair para 17 °C durante a madrugada no Sudeste do estado e atingir 41 °C à tarde no Oeste. Na capital, Goiânia, os termômetros podem registrar até 36 °C.
Cuidados essenciais para enfrentar o calor
Especialistas orientam que as pessoas aumentem a ingestão de água ao longo do dia e evitem banhos quentes e demorados. Além disso, recomenda-se ficar longe do sol entre 10h e 16h, priorizar refeições leves com frutas, legumes e verduras e usar soro fisiológico para hidratar olhos e narinas. Aplicar bastante hidratante corporal também ajuda a proteger a pele.
Portanto, durante a seca, é essencial seguir essas medidas, principalmente para crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde. Assim, é possível reduzir os efeitos do calor intenso e proteger o corpo da desidratação e de queimaduras solares.
Fonte: Redação
Leia também: Conheça os prefeitos mais eficientes e criativos de Goiás