Novas oportunidades de estágio foram criadas pelo Governo de Goiás no início do mês, com a publicação de um decreto que institui 400 vagas para estudantes de graduação em órgãos públicos estaduais. Dessas vagas, 200 são destinadas a alunos de cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação e as outras 200 são exclusivas para estudantes do Programa Universitário do Bem (ProBem).
A seleção dos estagiários será feita pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) por meio de um processo seletivo simplificado a ser realizado ainda no primeiro semestre. Com as 400 novas vagas, o estado poderá contratar até 1.300 estagiários, sendo que 900 vagas já haviam sido criadas desde 2019. O investimento anual total no programa será de R$ 17 milhões.
O secretário da Sead, Sérvulo Nogueira, destaca que essa iniciativa contribui para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, promovendo também formação social e cultural. Ele ressalta o compromisso do governo com a educação e o desenvolvimento dos jovens, oferecendo oportunidades de formação profissional e incentivando o crescimento e a qualificação dos futuros profissionais do estado.
O Programa Universitário do Bem (ProBem), que faz parte do Goiás Social, proporciona bolsas de estudos integrais e parciais para a primeira graduação em instituições de ensino superior, públicas ou privadas não gratuitas, para jovens em situação de vulnerabilidade social em Goiás. As bolsas parciais cobrem 50% do valor da mensalidade, enquanto as integrais cobrem 100%.