Para intensificar a coleta de sangue e atrair doadores durante o carnaval, o Governo de Goiás disponibilizou dez locais para realizar a coleta, sendo dois em Goiânia: o Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz (Hemogo) e o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). As outras opções estão situadas nos municípios de Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde.
O principal enfoque, de acordo com a Diretora-geral do Hemogo, é abastecer o banco de sangue com mais bolsas, porque o período de feriado prolongado requer muita atenção devido o fluxo de carros nas estradas, além de haver uma demanda natural por causa dos altos índices de dengue, de Covid-19 e outros casos médicos. “Muitas pessoas vão aproveitar o feriado prolongado para descansar e visitar familiares em outras cidades. Com esse aumento do fluxo de carros nas estradas, há também, infelizmente, maior número de acidentes”, observa a Diretora-geral.
Horário de funcionamento
Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador funcionará neste sábado, 26, de oito horas da manhã ao meio dia. Na segunda-feira, 28, estará aberto das oito horas da manhã às seis horas da tarde. O local estará fechado apenas na terça-feira, 1, sendo retomado ao atendimento normal a partir de quarta-feira, 2. Apesar da disponibilidade de horários, o Hemogo recomenda que, antes de sair de casa, é essencial que o voluntário faça o agendamento da doação de sangue pelo site ou pelo telefone 0800 642 0457.
Também é possível fazer doação de sangue no Hugol. O espaço continuará com seu funcionamento normal na segunda, 28, terça, 1º, e na quarta-feira, 2, das sete horas da manhã às seis e meia da tarde. Somente este sábado que a Unidade atenderá das sete horas da manhã ao meio dia. O Hugo também organiza o agendamento prévio, para evitar aglomerações e agilizar a doação, por meio dos telefones (62) 3270-6661 e (62) 3270-6662 ou pelo site.
Interior de Goiás
Também é possível fazer doação de sangue no interior do Estado. Há pontos de coleta localizados nos municípios de Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde estarão fechados no sábado, 26, e na terça-feira, 1º, funcionando normalmente na segunda-feira, 28, das oito horas da manhã às seis horas da tarde. A partir de quarta-feira, 2, o atendimento volta ao normal em todas as unidades, das oito horas da manhã às seis da tarde.
O Governo de Goiás prioriza o serviço de agendamento realizado pelos bancos estaduais. Essa é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia de Covid-19, além de ser uma forma de garantir mais agilidade no atendimento nas unidades de Goiânia e também no interior.
Quem pode doar
Para fazer doações de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e ter idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.
Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para a vacina contra a gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a dose da Coronavac, do Instituto Butantan, e sete dias após a aplicação das demais vacinas.
Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram doença sintomática poderão efetuar a doação dez dias após a completa recuperação. Para quem teve diagnóstico confirmado, mas permaneceu sem sintomas, a doação está permitida após dez dias da data da coleta do exame.
Já quem teve contato com um caso confirmado de Covid-19 durante o período de transmissibilidade poderá doar sangue sete dias após o último contato.
Onde doar
– Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz, na Avenida Anhanguera, nº 5.195, setor Coimbra, Goiânia (GO).
– Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol, na Avenida Anhanguera, 14.527, setor Santos Dumont, Goiânia (GO).
– Rede de Hemocentros Regionais no interior em Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde.