Goiás tem menor taxa de pobreza da história; veja números

Goiás registrou a menor taxa de pobreza e extrema pobreza de sua história, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Mauro Borges (IMB) com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do IBGE. Em 2023, a taxa de pobreza do estado foi de 1,3%, a segunda menor do país, ao passo que a taxa de extrema pobreza foi de 0,8%, também a menor do Brasil.

Essa significativa redução nos índices se deve ao sucesso das políticas públicas implementadas desde 2019, quando o atual governo assumiu. O Goiás Social, programa coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado em parceria com diversas secretarias e órgãos, foi fundamental nesse processo, não apenas fornecendo recursos, mas promovendo inclusão e dignidade para a população mais necessitada.

Além disso, o estado viu um crescimento na renda média dos goianos, com as camadas mais carentes tendo um rendimento superior às demais regiões do país. Os 10% mais pobres de Goiás tiveram o maior crescimento de renda, enquanto a renda domiciliar per capita média do estado ficou 30% acima da média nacional.

Com esses resultados, Goiás se destaca como um exemplo de sucesso na luta contra a pobreza e desigualdade, mostrando que é possível transformar a vida das famílias por meio de políticas sociais eficazes e um esforço conjunto do governo e da sociedade.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro