Goiás busca R$ 1 bilhão para projetos de Inteligência Artificial

O Governo do Goiás quer investir cerca de R$ 1 bilhão em projetos de Inteligência Artificial, com recursos federais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O governador em exercício, Daniel Vilela, iniciou as articulações com a financiadora em uma reunião com o presidente da entidade, Celso Pansera, na tarde desta terça-feira (07/11), em Brasília.

A ideia é captar os recursos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDTC), que desburocratiza a liberação dos recursos. Entre os projetos que devem ser beneficiados está o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), criado em 2019, em parceria entre governo estadual, empresas e universidade.

“Nosso estado é referência em tecnologia. Nós queremos estender nossa área de atuação, consolidar e ampliar a liderança de Goiás no cenário nacional”, disse Vilela. “A questão da garantia da energia elétrica para o distrito é fundamental, levar essa discussão junto aos empresários e a Equatorial faz parte do plano de ação da nossa Frente Parlamentar e do nosso compromisso com o desenvolvimento de Anápolis”, completou.

O presidente da Finep elogiou o potencial de Goiás e afirmou que a empresa tem possibilidade de apoiar os projetos. “Com as competências construídas no estado, sei que vocês podem criar um grande centro de Inteligência Artificial que seja referência para o Brasil e para a América Latina, gerando conhecimento, muitos empregos e muitas riquezas”, declarou Pansera, que foi convidado para participar da AI Summit GO, conferência internacional com foco na aplicação de Inteligência Artificial, lançada pelo governo estadual, com previsão de realização no primeiro semestre de 2024.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, explicou que a meta é popularizar a Inteligência Artificial. “Vamos trabalhar na formação de crianças, adolescentes e jovens para que tenhamos, em Goiás, uma sociedade digital pronta para o uso desta tecnologia, que veio para ficar”, afirmou.

Além dos projetos de Inteligência Artificial, o governador em exercício também tratou de outras demandas do estado junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, onde foi recebido pelo ministro Sílvio Costa Filho. Entre os assuntos abordados estavam o Aeroporto de Cargas de Anápolis e a construção do Aeroporto Regional de Jataí.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro