Na última terça-feira (12/03), o governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei Nº 22.554, que estabelece a criação da Delegacia Estadual de Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e de Intolerância em Goiás.
Até o momento, os casos relacionados a esses tipos de delitos eram tratados pelo Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri), vinculado à 1ª Delegacia Regional de Goiânia. Para o delegado Joaquim Adorno, titular do Geacri, a criação da Deacri representa um avanço significativo para a sociedade e as forças de segurança do estado.
De acordo com Adorno, a nova delegacia demonstra o compromisso do governo de Goiás com a promoção da diversidade, inclusão e respeito aos direitos humanos. Ele destaca que a atuação da Polícia Civil busca garantir a segurança e os direitos de todos os goianos, independentemente de sua cor de pele, religião, orientação sexual, gênero ou origem.
Atualmente, a Delegacia de Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e de Intolerância está localizada na Avenida Solar – Praça Padre Romão Cícero (Praça do Violeiro), no setor Urias Magalhães, em Goiânia. A iniciativa é mais um passo importante na luta contra a discriminação e a violência, visando proporcionar um ambiente mais justo e igualitário para toda a população goiana.