Cidade árvore: Saiba por que Goiânia ganhou título da ONU

Goiânia recebeu o reconhecimento da FAO-ONU e da Fundação Arbor Day como uma das “Tree Cities Of the World”, tornando-se parte de um seleto grupo de metrópoles verdes ao redor do mundo, ao lado de cidades como Paris, Turim, Milão, Madri, Nova Iorque e Toronto. Com mais de 205 áreas verdes, muitas com nascentes, a capital goiana já é conhecida como a capital mais verde da América do Sul e a segunda do mundo, de acordo com o IBGE.

Com 94 metros quadrados de área verde por habitante (bem acima dos 12 metros recomendados pelas Nações Unidas), Goiânia se destaca pelos mais de 60 parques municipais que oferecem estrutura de lazer e contemplação, além da arborização urbana e dos corredores verdes que conectam esses espaços. Essas iniciativas contribuem para a sobrevivência da fauna local, oferecendo alimento e abrigo para os animais silvestres que habitam a cidade.

A engenheira agrônoma da Amma, Fabíola Adaianne, ressalta a diversidade de espécies arbóreas e frutas disponíveis para pássaros, micos e outros animais, graças às árvores de Goiânia. Além disso, nos últimos três anos, mais de 380 mil mudas de árvores foram plantadas na cidade, um aumento significativo em relação ao plano diretor de arborização urbana. O programa Disque-Árvore, que incentiva os moradores a plantarem árvores em suas calçadas, já resultou no plantio de 8.623 mudas, demonstrando a participação e o apoio da população local à causa verde.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro