Portugal suspende uso obrigatório de máscara em locais abertos

Portugal suspendeu na última segunda-feira o uso obrigatório de máscara em locais abertos, mantendo a exigência apenas para locais fechados e recomendando seu uso em situações específicas, como aglomerações, e para pessoas vulneráveis. A medida vem num momento em que mais de 80% da população do país europeu já foi completamente imunizada contra Covid-19, a mais alta taxa do mundo, segundo dados do site Our World in Data, da Universidade de Oxford.

O uso obrigatório de máscaras estava em vigor desde 28 de outubro de 2020, e vinha sendo sucessivamente renovado pelo Parlamento, que não o fez desta vez devido à queda expressiva do número de casos e de mortes — apesar da presença da variante Delta, mais contagiosa — e ao avanço da campanha de vacinação, que se destaca mesmo entre os países da União Europeia, hoje com algumas das melhores respostas globais no combate à pandemia.

A orientação divulgada nesta segunda pela Direção Geral da Saúde (DGS), no entanto, recomenda o uso de máscara em locais externos “quando é previsível a ocorrência de aglomerados populacionais ou sempre que não seja possível manter o distanciamento físico recomendado”. Diz também que continua sendo obrigatório o uso de máscara por pessoas “com sintomas sugestivos” da doença e aquelas consideradas “contato de um caso confirmado de Covid-19”.

Fonte: Jornal O Globo

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro