Festival goiano de cinema divulga filmes selecionados

O Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO), chega em sua 6ª edição, sendo realizada em formato virtual pela segunda vez consecutiva, já que o cenário ainda é de pandemia. Com tema de importante relevância social, neste ano será abordado o papel da mulher LGBTI+ no cinema, apresentando curtas e longas-metragens que narram sobre a temática.

Durante a etapa de inscrições do processo seletivo, que teve fim em 15 de abril e estava aberto para produções de todo o mundo, o festival recebeu nada menos que 612 filmes, sendo São Paulo o estado com maior percentual de filmes inscritos, seguido do Rio de Janeiro. Produções internacionais também foram enviadas para avaliação, com obras da Espanha, Estados Unidos, Holanda, Finlândia, Bélgica, Áustria, Peru, Colômbia, México, Istambul, entre outros.

Ao todo, foram selecionadas 41 produções pela curadoria do projeto, que serão exibidas gratuitamente entre os dias 3 e 9 de junho, em diferentes categorias, pelo site do Festival Digo (link na matéria).

Para a categoria Competitiva Mulheres LGBTI+, fora selecionados 7 filmes, são eles: “Aonde vão os pés” direção de Débora Zanatta (PR); “Beatmakers” de Luciana Santos e Sabrina Emanuelly (SP); “Entre” de Ana Carolina Marinho e Luz Bárbara (SP); “Isolada” de Ana Domitila Rosa (GO); “Polifonia – mulheres na técnica” de Thais Robaina (SP); “Quem eles pensam que eu fui” de Débora Fiuza (RJ) e “Reconexões” de Carolina Timoteo (SE).

Além disso, o festival apresenta ainda outras quatro mostras competitivas – Nacional, Internacional, de Longas-Metragens e “A Pandemia é Política”. Para fechar, também é possível contar com a categoria “The Opens Reel“, que não é competitiva e apresenta os filmes premiados pela distribuidora The Open Reel.

Além do site do Festival DIGO, a plataforma Cinebrac – streaming de curtas, séries e filmes brasileiros – também exibirá uma mostra especial com as produções apresentadas no DIGO, durante todo o mês de junho e com acesso gratuito.


Fonte: Mais Goiás

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro