Em julho, quando Anápolis completou 117 anos de emancipação e mês das convenções para a escolha dos nomes para disputar a Prefeitura de Anápolis a partir de janeiro do ano que vem, a frota de Anápolis bateu à casa de 324.003 veículos emplacados no município.
Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Numa comparação com a frota de julho de 2014, o aumento foi de 38,08% no período, com incremento de quase 90 mil veículos emplacados na cidade. Mais precisamente: 89.359.
Essa estatística é importante, pois joga luz a uma questão importante para discussão dentro do processo eleitoral em curso e, mais ainda, para o próximo prefeito ou prefeita que assumir o comando administrativo da cidade nos próximos quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2025.
São, repetindo, 324.003 veículos na frota atual, com 89.359 a mais em relação a 2014. Considerando ainda a estimativa da população para 2024 de 415.847, tem-se então que a relação veículo por habitante, hoje, é de 0,78. Muito perto, portanto, de chegar a 1 veículo por habitante.
Esse cenário, obviamente, está dentro de um contexto maior que é a mobilidade urbana, que envolve não apenas a questão do trânsito, mas de uma forma mais abrangente, todas as formas que as pessoas utilizam para se deslocar no espaço geográfico urbano.
Contudo, a questão do trânsito é uma parte importante, sobretudo, devido ao fato de que Anápolis não foi uma cidade que nasceu planejada.
Daí, a necessidade de o próximo gestor ou gestora ter de colocar a mobilidade urbana (e o trânsito), no rol de suas prioridades.
Mais números
Conforme o levantamento realizado pelo CONTEXTO junto ao banco de dados estatísticos da Senatran, a frota local de automóveis de passeio era de 116.879 em julho de 2014, passando para 159.182 em julho desse ano, com incremento de 36,19%. Nominalmente, 42.303 veículos a mais desse tipo emplacados no município.
Em julho, quando Anápolis completou 117 anos de emancipação e mês das convenções para a escolha dos nomes para disputar a Prefeitura de Anápolis a partir de janeiro do ano que vem, a frota de Anápolis bateu à casa de 324.003 veículos emplacados no município.
Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Numa comparação com a frota de julho de 2014, o aumento foi de 38,08% no período, com incremento de quase 90 mil veículos emplacados na cidade. Mais precisamente: 89.359.
Essa estatística é importante, pois joga luz a uma questão importante para discussão dentro do processo eleitoral em curso e, mais ainda, para o próximo prefeito ou prefeita que assumir o comando administrativo da cidade nos próximos quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2025.
São, repetindo, 324.003 veículos na frota atual, com 89.359 a mais em relação a 2014. Considerando ainda a estimativa da população para 2024 de 415.847, tem-se então que a relação veículo por habitante, hoje, é de 0,78. Muito perto, portanto, de chegar a 1 veículo por habitante.
Esse cenário, obviamente, está dentro de um contexto maior que é a mobilidade urbana, que envolve não apenas a questão do trânsito, mas de uma forma mais abrangente, todas as formas que as pessoas utilizam para se deslocar no espaço geográfico urbano.
Contudo, a questão do trânsito é uma parte importante, sobretudo, devido ao fato de que Anápolis não foi uma cidade que nasceu planejada.
Daí, a necessidade de o próximo gestor ou gestora ter de colocar a mobilidade urbana (e o trânsito), no rol de suas prioridades.
Mais números
Conforme o levantamento realizado pelo CONTEXTO junto ao banco de dados estatísticos da Senatran, a frota local de automóveis de passeio era de 116.879 em julho de 2014, passando para 159.182 em julho desse ano, com incremento de 36,19%. Nominalmente, 42.303 veículos a mais desse tipo emplacados no município.
A frota de duas rodas (motocicleta, motoneta e ciclomotor), era de 65.560 em 2014 e, este ano, saltou para 86.035, com aumento de 31,23%. 20.474 desses veículos a mais na frota.
Crescimento maior teve a frota de caminhonete/camioneta. Ela era de 24.753 em 2014 e agora é de 38.133. Um aumento de 54,05%, o que dá mais 13.380 desses veículos na contagem da frota.
A frota de utilitários tem um fato curioso. Ela reduziu de julho de 2024 em relação a julho de 2023, em -26,18% (menos 1.939 emplacados desse tipo na composição da frota. Contudo, em comparação com a frota de julho de 2014, que era de 1.221, houve crescimento de 347,75%, com 4.246 utilitários a mais nessa avaliação.
A frota de ônibus e micro-ônibus, de julho de 2014 para julho desse ano, passou de 2.014 para 2.254, com aumento 11,92%, ou 240 desse tipo de veículo a mais na frota.
O quantitativo de caminhão/caminhão trator, passou de 13.218 para 14.353, com aumento de 8,59%, mais 1.135 desses veículos emplacados no município.
Os emplacados do tipo reboque/semi-reboque, saltaram de 10.932 para 18.432 na comparação julho 2014-julho 2024. Crescimento de 68,60%, com 7,500 emplacados a mais desse tipo no período.
FONTE: Contexto