A primeira “queda de temperatura acentuada” do outono será sentida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nos próximos dias. A frente fria poderá causar geada nos estados do Sul pela primeira vez em 2024 e novos recordes de baixa temperatura para o ano em várias capitais do país.
Como será o frio no centro-sul
A partir desta terça (16), uma massa de ar frio de origem polar chegará ao Brasil pelo interior do continente, o que aumenta o potencial de resfriamento da região e leva baixas temperaturas a áreas interioranas do Sudeste e do Centro-Oeste, segundo a Climatempo, que fala em “primeira queda de temperatura acentuada” em um comunicado.
Associada a um forte ciclone extratropical que atingirá a costa argentina, a frente fria poderá ser sentida gradualmente entre a noite de terça e segunda-feira (20), em vários estados do centro-sul do país.
Embora não seja muito forte, a massa de ar frio continental tem potencial para produzir as menores temperaturas de 2024, até agora, nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Campo Grande, de acordo com a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim.