Apesar da manhã fria que surpreendeu os moradores de Anápolis nesta terça-feira (08), os termômetros na cidade não devem registrar quedas bruscas ao longo do dia. Conforme informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a mínima prevista é de 19 °C, com máxima que pode chegar aos 33 °C.
A sensação térmica mais amena é consequência de uma frente fria que se aproxima do estado vinda da região Sul do Brasil. Embora essa massa de ar frio ainda não tenha força suficiente para avançar por completo sobre Goiás, já causa impactos em cidades localizadas em altitudes mais elevadas, como é o caso de Anápolis.
Além da queda nas temperaturas, o município também está sob alerta para chuvas irregulares que podem ocorrer ao longo do dia. O boletim do Cimehgo aponta a possibilidade de pancadas isoladas acompanhadas de rajadas de vento e raios. Para Anápolis, o volume previsto é de 5 milímetros, valor semelhante ao de Goiânia.
No geral, a região Central do estado, onde Anápolis está localizada, deve apresentar variação térmica entre 19 °C e 33 °C. A previsão é que o tempo continue instável durante a semana, com possibilidade de novas pancadas em pontos isolados.
A previsão do tempo para Anápolis nesta semana indica temperaturas amenas, com mínimas variando entre 17°C e 18°C e máximas entre 27°C e 28°C. A terça-feira (08) deve ter possibilidade de pancadas de chuva, com máxima de 27°C e mínima de 18°C. Na quarta (09), há previsão de chuvas escassas, com máxima de 28°C e mínima de 18°C. A partir de quinta-feira (10), o tempo segue instável, com previsão de algumas tempestades e temperaturas entre 27°C e 18°C. Essa condição se repete na sexta (11), sábado (12) e domingo (13), com possibilidade de tempestades em partes da região e temperaturas estáveis, mantendo máximas de 27°C a 28°C e mínimas de 18°C. Na segunda-feira (14), o cenário se mantém semelhante, com máxima de 27°C e mínima de 18°C. Até o momento, Anápolis já registrou 12 mm de chuva em abril, o que representa cerca de 10% da média mensal esperada, que é de 115 mm.
Moradores devem estar atentos às mudanças climáticas e redobrar os cuidados, principalmente com quedas de temperatura ao amanhecer e as possíveis tempestades ao longo do dia.
FONTE: Redação
Leia também: Consignado CLT: trabalhador pode fazer mais de um empréstimo