O filtro de barro que marcou a infância de muitos na década de 1980, virou uma celebridade no quesito qualidade. Ele superou concorrentes modernos e foi eleito o mais eficiente do mundo. Pesquisadores americanos descobriram que o filtro de barro é o melhor para reter cloro, pesticidas, ferro, alumínio e chumbo. As pesquisas estão no livro The Drinking Water Book, de Colin Ingram, que tem 40 anos de experiência como escritor científico, pesquisador e consultor.
Para quem não sabia que tudo isso podia estar na água, tem mais uma surpresa: a água pode ter Criptosporidiose, um parasita que provoca diarreia e gastrenterites. O filtro de barro consegue eliminar 99% desses parasitas!
O segredo do filtro de barro é simples: ele tem um sistema lento de filtragem, que faz a água passar de um recipiente para outro em gotas. Isso, segundo a pesquisa, é muito bom, porque os sistemas mais eficientes são os que filtram por gravidade. Assim, os micro-organismos são esmagados pela pressão e não chegam na água que vamos beber.
Talvez seja hora de visitar a sua avó, beber um copo-d’água e seguir a ideia do filtro; ou ir em algum mercado tradicional para procurar o produto.