Os filmes baseados em histórias reais são uma das grandes apostas dos estúdios de Hollywood quando o assunto é ter um alto retorno de bilheteria. Esse é o caso de títulos populares entre crítica e público, como Sociedade da Neve (2023), Máfia da Dor (2023), e até mesmo outras histórias bizarras e improváveis nas quais ninguém acreditaria se não tivessem realmente acontecido, como é o caso de A Favorita (2013). Todos esses disponíveis na Netflix.
Pensando nisso, preparamos uma lista de filmes disponíveis no streaming vermelho que recontam histórias reais ou, pelo menos, têm tramas baseadas nelas. Nos tópicos a seguir, você confere mais detalhes, como enredo, elenco e repercussão de cada uma das obras. Confira!
Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar os seguintes filmes baseados em histórias reais disponíveis na Netflix:
- Eu, Tonya (2018)
- Destemida (2023)
- O Rei (2019)
- Sociedade da Neve (2024)
- Máfia da Dor (2023)
- Comer, Rezar, Amar (2010)
- Shirley Para Presidente (2024)
- A Grande Entrevista (2024)
- Cidade de Deus (2002)
- A Favorita (2018)
1. Eu, Tonya (2018)
Estrelado por Margot Robbie (Barbie), o longa reconta a história da atleta americana Tonya Harding, banida da patinação artística depois de um escândalo de agressão contra outra participante durante os Jogos Olímpicos de Inverno, em 1994. Aqui, o roteiro da obra, escrito por Steven Rogers (Mike: Além de Tyson), é completamente baseado em entrevistas feitas com Tonya e o marido, Jeff Gillooly. Mas segundo o roteirista, em entrevista ao blog É Tudo História, elas “eram tão contraditórias que percebi que seria meu ponto de entrada no roteiro. Colocaria os pontos de vista e deixaria o público decidir em que acreditar.” O filme tem nota 7,5 no IMDB e aprovação de 90%da crítica do Rotten Tomatoes.
2. Destemida (2023)
O filme australiano original do streaming vermelho é baseado na história real da navegadora Jessica Watson, protagonizada por Teagan Croft (Titãs), que decide velejar sozinha pelo mundo para se tornar a pessoa mais jovem a realizar tal feito na história. Vale dizer ainda que o longa teve a própria Watson como consultora para garantir fidelidade aos fatos. Além disso, apesar de ficcional em alguns trechos, a produção também foi baseada no livro de memórias de Jessica, ainda sem tradução disponível no Brasil. O filme tem nota 6,8 no IMDB e aprovação de 75% da crítica do Rotten Tomatoes.
3. O Rei (2019)
Baseado em várias peças de “Henriad”, de William Shakespeare, esse longa dramático original da Netflix acompanha a vida do monarca Henry V, que reinou na Inglaterra na primeira metade do século XV em meio a muitos conflitos, inclusive à guerra contra a França. Mesmo com base na inspiração literária, a figura histórica, aqui interpretada por Timothée Chalamet (Wonka), realmente existiu. Apesar disso, muitos historiadores ainda tecem comentários negativos sobre o filme. O filme tem nota 7,3 no IMDB e aprovação de 71% da crítica do Rotten Tomatoes.
4. Sociedade da Neve (2023)
A produção do diretor espanhol Juan Antonio Bayona (O Impossível) foi um dos grandes indicados ao Oscar 2024 por trazer um novo retrato da tragédia envolvendo a queda do voo uruguaio 571 na Cordilheira dos Andes, em 1972. O filme tem sido considerado a melhor produção audiovisual já feita sobre o acidente, tanto pela crítica e usuários, quanto pelas famílias dos envolvidos no acidente, principalmente por trazer detalhes fidedignos, como o número inicial de mortos, o canibalismo e mais.
Estrelado por Enzo Vogrincic (Iosi, O Espião Arrependido), Agustín Pardella (Tudo Pelo Jogo) e Esteban Bigliardi (Morra, Monstro, Morra), o filme tem nota 7,8 no IMDB e aprovação de 90% da crítica do Rotten Tomatoes, com um selo “fresh” no tomatômetro.
5. Máfia da Dor (2023)
Esse drama policial é inspirado em um artigo do The New York Times Magazine, de 2018, escrito por Evan Hughes, que, mais tarde, transformou em um livro de não-ficção, intitulado Pain Hustlers. O filme tem direção de David Yates (Harry Potter) e a trama segue uma mãe solo que, disposta a dar o melhor para a filha doente, começa a trabalhar em uma startup farmacêutica. Contudo, ela acaba envolvida em um perigoso esquema de negociatas envolvendo opioides. Estrelado por Emily Blund (Um Lugar Silencioso) e Chris Evans (Entre Facas e Segredos), o filme tem nota 6,5 no IMDB e aprovação de 64% da crítica do Rotten Tomatoes.
6. Comer, Rezar, Amar (2010)
Baseado no romance autobiográfico de Elizabeth Gilbert e estrelado por Julia Roberts (Uma Linda Mulher) no papel de Liz Gilbert, a adaptação cinematográfica fala sobre uma mulher que, apesar de ter “a vida perfeita”, se sente extremamente frustrada. Para reverter a situação, ela decide, então, viajar em busca de uma culinária de qualidade, maior espiritualidade e um grande e verdadeiro amor, tendo como destino Itália, Índia e Bali, respectivamente. O filme tem nota 5,8 no IMDB e aprovação de 35% da crítica do Rotten Tomatoes.
7. Shirley Para Presidente (2024)
Com uma pegada mais inspiradora, essa cinebiografia, dirigida por John Ridley, narra os detalhes públicos e pessoais de Shirley Chisholm (1924 – 2005), a primeira mulher negra a ser eleita no Congresso dos Estados Unidos e também a primeira a disputar o cargo de presidente do país pelo Partido Democrata. A personagem histórica aqui na biopic é interpretada pela atriz Regina King (série Watchmen). O filme tem nota 6,3 no IMDB e aprovação de 73% da crítica do Rotten Tomatoes.
8. A Grande Entrevista (2024)
Um dos mais recentes lançamentos do streaming vermelho é esse drama biográfico estrelado por Gillian Anderson (Sex Education) e Rufus Sewell (A Diplomata). Aqui, a trama acompanha os bastidores da icônica e polêmica entrevista do príncipe Andrew para o jornal britânico Newsnight, da BBC, que, de fato, ocorreu em 2019. Na época, o acontecimento gerou grande burburinho entre os tabloides do Reino Unido e do mundo. O longa tem direção de Philip Martin (O Impostor). O filme tem nota 6,5 no IMDB e aprovação de 77% da crítica do Rotten Tomatoes com um selo “fresh” no tomatômetro.
9. Cidade de Deus (2002)
Aclamado até hoje pela crítica, o drama, dirigido por Fernando Meirelles (O Jardineiro Fiel), obteve quatro indicações ao Oscar em 2003, incluindo Melhor Filme Estrangeiro. A trama aqui narra duas gerações de pobreza e violência na Cidade de Deus, favela do Rio de Janeiro. A obra cinematográfica é baseada no romance homônimo de Paulo Lins, que tem inspirações na realidade. O autor narra de forma semi-autobiográfica sua infância no bairro ao retratar personagens não apenas reais como representações de pessoas que conheceu. Além disso, os criminosos citados na história realmente existiram. Estrelado por Douglas Silva (Fuzuê) e Alice Braga (Eu Sou a Lenda), o filme tem nota 8,6 no IMDB e aprovação de 91% da crítica do Rotten Tomatoes com um selo “fresco”.
10. A Favorita (2018)
Ambientada durante o século XVIII, a trama mostra o triângulo amoroso entre a Rainha Anne, da Inglaterra, sua amante secreta e uma aristocrata falida em busca de ascensão. Com direção de Yorgos Lanthimos, o mesmo cineasta de Pobres Criaturas, a obra cinematográfica realmente traz um retrato real da biografia da monarca, tirando alguns detalhes menores que envolvem ficção. Estrelado por Emma Stone (A Mentira), Rachel Weiss (Desobediência) e Olivia Colman (A Filha Perdida), o filme tem nota 7,5 no IMDB e aprovação de 93% da crítica do Rotten Tomatoes.
FONTE: Thectudo
Leia também: 4 pesque-pague pra você curtir o feriado pertinho de Anápolis