A nona edição do Festival de Teatro da Escola de Teatro de Anápolis promete agitar a cena cultural da região, trazendo diversas atrações para os amantes das artes cênicas. O evento, que acontecerá de 10 a 13 de abril, contará com espetáculos teatrais, performances, aulas abertas, exposições e apresentações de stand-up comedy.
Comemorando o Dia Internacional do Teatro e Circo, a Escola de Teatro de Anápolis decidiu criar o festival como forma de celebrar e valorizar a produção cultural local. Através das diversas atividades oferecidas, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que é produzido na cidade e região, bem como se envolver e se inspirar com o trabalho cênico.
O tema deste ano, “Evoé”, é uma referência ao grito de exaltação a Dionísio, deus do teatro na mitologia grega. Com isso, a proposta é celebrar a arte teatral e sua importância na sociedade contemporânea.
A programação do festival inclui uma variedade de atividades, que vão desde espetáculos de teatro tradicional até apresentações de performances mais experimentais. Além disso, haverá aulas abertas para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o processo criativo e técnico das artes cênicas, bem como exposições que exploram a relação entre teatro e outras formas de expressão artística.
Para os amantes do humor, o festival também contará com apresentações de stand-up comedy, garantindo momentos de diversão e descontração para o público presente.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
10 DE ABRIL – SESSÕES ÀS 15H E ÀS 19H
Ingresso solidário – 1 litro de leite
ESPETÁCULO – SOBRE FIGOS E FOLHAS
Sobre Figos e Folhas é um espetáculo que traz à tona a montanha-russa de emoções e vivências em diversos momentos da mulher Cora Coralina. Quem é Cora? Quem é Ana? O espetáculo traz Cora Coralina como personagem com suas histórias de forma poética. Uma mulher que além de doceira e escritora tem inúmeras faces a serem reveladas. E a Ana sempre gostou de ser a Cora!
Grupo Matula Cênica
Direção e dramaturgia: Ribamar Ribeiro.
Assistente de direção: Ale Carneiro
Operação de som: Ale Carneiro.
Operação de Luz: Xandra El Afiouni
Atrizes: Ilmara Damasceno, Queli Ferreira e Tallita Barbosa
11 DE ABRIL – SESSÕES A PARTIR DAS 19H30
1 – PERFORMANCE “EU E ELA.”
Eu e Ela é uma carta aberta a quem se foi, que cria situações que nunca existiram de forma poética, a performance retrata o processo de ressignificação da morte e do luto, as relações pessoais, a amizade e o amor, um homem que procura uma mulher, um menino que procura uma flor.
Dramaturgia, Direção e Atuação – Ale Carneiro
28 – PERFORMANCE – IPEOBÁ
Apresentação artística em dança, que, numa perspectiva afro-ameríndia, retrata de forma poética, percepções e reflexões de como nos relacionamos com a natureza, especialmente com o cerrado goiano. Tem como base da corporalidade dancística, saberes afrobrasileiros presentes na capoeira angola, tambor de crioula e samba chula e os saberes somáticos.
Concepção artística e performer – Warla Paiva
Técnico de Som – Ronei Vieira
38 – PERFORMANCE – DRACTIVIDADE
Trabalho cênico criado com base em grandes acidentes radioativos no mundo, tendo como principal foco o Césio 137 e retratando também a dificuldade enfrentada por aqueles que de alguma forma tiveram contato com a substância. A personagem desse monólogo abordara de forma metafórica a relação entre o lixo radioativo humano e a maneira como é tratada socialmente a comunidade LGBTQI+. Um renascer performático! Uma cena brilhante! Com grandes referências também ao universo da música pop internacional, a estranheza, e a inspiração para vários momentos, a mega star Lady Gaga.
Performer – Eddy Avlis
Direção – Ronei Vieira
DIA 12 DE ABRIL
AULA ABERTA – ÀS 14H
Professora Xandra El Afiouni
PRÉVIA – EXPOSIÇÃO OLHARES – ÀS 19H
Por Luiz Monteiro
A exposição, é o resultado de 7 anos da busca para me achar artisticamente. Entendendo os processos de vivência e experiências aos quais passei principalmente o fazer Teatral.
Trabalhando com elementos naturais para compor a textura e despertar sensações através do olhar.
DIA 13 DE ABRIL
AULA ABERTA – ÀS 14H
Professora Ana Queiroz
STAND-UP MEU TERAPEUTA ME OBRIGOU – ÀS 19H
Fernanda Faria
“Meu terapeuta me obrigou” é um StandUp surgido de sessões terapêuticas vividas por Fernanda Faria. Num mix de verdades e humor, são compartilhados dilemas existenciais com os quais a plateia vai se identificar e se divertir.
Um convite para sorrir sem moderação!