Apresentações musicais e teatrais, recitais, lançamento de livros, feira de troca de livros, exposição de artes visuais, palestras e oficinas estão entre as atrações da 2ª Feira Literária de Anápolis (Flana), que acontece nos dias 4, 5 e 6 deste mês, no saguão do Centro Administrativo (Praça do Ancião). O evento, cujo objetivo é divulgar e valorizar as obras produzidas pelos escritores anapolinos, além de promover intercâmbio entre sociedade e escritores, e dos escritores entre si, é uma organização da União Literária Anapolina e da Academia Anapolina de Letras (Anale), com apoio da Prefeitura.
Uma novidade nesta segunda edição da Feira Literária é o Espaço Flaninha. Para o público infantil e infanto-juvenil preparou-se uma programação com apresentações de teatro, oficinas de ilustração em histórias em quadrinhos, de musicalização e de poesia, entre outras atividades idealizadas para agradar os jovens leitores. A escritora e poetisa Sônia Maria Santos é a personalidade homenageada na Flaninha. A anapolina é autora de seis livros, o último deles, Lúcida Chama, lançado em 2015. Ainda falando de homenagens, no evento principal o reconhecimento pela vida e obra é para a poetisa Cora Coralina.
Entre as várias palestras programadas para os três dias estão Figurações da História na Literatura: Goiás e Anápolis, com Ewerton de Freitas, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e ainda Literatura e História na Política Brasileira, com o professor Juscelino Polonial. A professora Edna Elói, no segundo dia da Flana, questiona se “Ainda há tempo para a poesia”? No domingo, para encerrar, em uma mesa redonda diversos profissionais debatem o passado, o presente e o futuro da literatura em Goiás.
Fonte: Secom/Prefeitura de Anápolis