700 feirantes atuam hoje nas feiras livres de Anápolis, sejam nos famosos feirões cobertos, ou nas que são montadas em algumas ruas dos bairros. Ao todo, são 34 distribuídas entre diurnas e noturnas. Elas tem público cativo que vai em busca de produtos dos mais diversos tipos, desde frutas e verduras frescas, alimentação e outros itens dos mais variados, é o que diz o diretor de Agricultura de Anápolis, Álvaro Gonçalo. “Tem gente que vem à feira só pra comer o famoso pastel antes de ir para o trabalho”, disse.
Segundo o diretor de Agricultura, o número de feiras deu um salto considerável nos últimos anos. “Com o crescimento da cidade, foi preciso levar feiras a regiões mais afastadas do centro, a exemplo dos residenciais de moradias populares inaugurados que reúnem milhares de pessoas”, apontou. A mais recente feira criada na cidade é a do Jardim Esperança, um dos extremos da cidade, distante 20 quilômetros da região central.
De todas as feiras livres em funcionamento em Anápolis, uma se destaca: a do Bairro Jundiaí. Ela é a única que funciona em dois dias da semana distintos: às quintas-feiras e domingos, atraindo, por isso, uma maior quantidade de pessoas. É nela que encontramos o senhor Otávio Simões, vendedor de frutas da época. Com 76 anos de idade, ele se orgulha de ter criado os filhos com o trabalho que vem desde a juventude. “Sempre trabalhei na roça e vim para Anápolis para os meus filhos estudarem. Hoje, eles estão estabilizados, também, no comércio de frutas, no Ceasa e eu estou aqui presente, todos os dias, nas diferentes feiras da cidade”, relata.
Orgânicos
Além das tradicionais, outra feira que vem ganhando espaço na cidade é a Feira de Produtos Agroecológicos – Feagro. Ela foi criada em 2015 por iniciativa da Prefeitura e de pequenos produtores organizados pela Associação de Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região. O diferencial desta feira é que todos os itens comercializados são produzidos de forma orgânica, que quer dizer que para o seu cultivo não foram utilizados agrotóxicos e outros insumos.
A Feira acontece às terças-feiras, das 16h30 às 20 horas em frente ao núcleo ambiental do Parque Ipiranga e, por conta da receptividade, foi estendida para o Anhashopping, sendo realizada às sextas-feiras no mesmo horário. “Já estamos com um novo pedido para levarmos, também, a Feira Agroecológica para outro shopping da cidade”, disse Álvaro.
João Batista de Oliveira é um dos 30 agricultores familiares que integram o time dos produtores de orgânicos da cidade. A vantagem, segundo ele, é a qualidade dos produtos. “O consumidor vai pagar um pouco mais caro pelo produto orgânico, mas isso reflete na saúde da pessoa”, destaca o produtor. Perguntado sobre a receptividade da população, ele é preciso. “Não volto pra casa com nenhum produto. Vendo tudo aqui”, afirma.
Confira os dias e locais das feiras:
Segunda-feira
Vila Formosa 4ª etapa – 6h30 às 14h – Rua 11
Terça-feira
Estádio Jonas Duarte – 6h30 às 14h – Avenida Brasil Sul
Calixtópolis – 14h às 21h – Rua Niquelândia
Fabril – 14h às 21h – Rua da Cerâmica
Filostro Machado – 14h às 21h – Rua Jornalista Eurípedes Gomes de Melo
Jardim Esperança – 14h às 21h – Rua Edward Bezerra
Parque Ipiranga (Feira Orgânica) – 16h30 às 20h
Quarta-feira
Maracanã – 6h30 às 14h – Rua 6 (Parque da Matinha)
Boa Vista – 14h às 21h – Rua das Rosas – Praça Bené Silva
Jardim Progresso – 14h às 21h – Avenida 10
Racanto do Sol – 14h às 21h – Av. do Estado esquina com R. SWB
Quinta-feira
Jaiara – 6h30 às 14h – Rua Ouro Branco
Jundiaí – 6h30 às 14h – Rua Visconde de Taunay
Aldeia dos Sonhos – 14h às 21h – Rua Corumbá
Jardim Alvorada – 14h às 21h – Rua H
Polocentro – 14h às 21h – Av. Cantor Sinhozinho
Santa Clara – 14h às 21h – Rua SC8
Sexta-feira
São Jorge – 6h30 às 14h – Rua Federal
Bairro de Lourdes – 14h às 21h – Avenida Comercial
Jandaia – 14h às 21h – Rua G
Santo André – 14h às 21h – Av. Sócrates Diniz
Vila União – 14h às 21h – Travessa 7
Sábado
IAPC – 6h30 às 14h – R. Benvindo Machado
Bandeiras – 14h às 21 – R. Jonas Duarte
Industrial Munir Calixto – 14h às 21h – Rua 6
Reny Cury – 14h às 21h – Rua RC 6
Santos Dumont – 14h às 21h – R. Wilmar Aidar Ramos
Domingo – 6h30 às 14h
Alexandrina – Av. Nair Xavier Nunes
Bairro de Lourdes – Avenida Comercial
Jundiaí – R. Visconde Taunay
Recanto do Sol – Av. do Estado esquina com R. SWB
Santa Isabel – R. Colômbia
Vila Esperança – Av. Independência
Fonte: Secom / Prefeitura de Anápolis